Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Teatro Sete de Abril é premiado em Porto Alegre

Teatro Sete de Abril é premiado em Porto Alegre
29 novembro
18:12 2013

O prefeito Eduardo Leite e a vice-prefeita Paula Mascarenhas representaram Pelotas, na noite de ontem (28/11/2013), em cerimônia do 19º Prêmio Líderes e Vencedores, no Teatro Dante Barone (Assembleia Legislativa), em Porto Alegre. O Theatro Sete de Abril foi agraciado com prêmio na categoria Expressão Cultural.

Eduardo e Paula na cerimônia

O prefeito e a vice na cerimônia

Os presidentes da Assembleia Legislativa, Pedro Westphalen, e da Federasul, Ricardo Russowsky, foram os anfitriões da cerimônia de entrega do Prêmio, promovido em conjunto pelas duas instituições desde 1995, e que tem como objetivo valorizar o sucesso e destacar quem empreende com êxito seus projetos na área política, empresarial, comunitária e cultural do Estado. As comissões indicadoras e julgadoras distinguiram 15 personalidades e projetos nas categorias empresarial, política, cultural, comunitária e educacional.

Jornalistas, autoridades e personalidades do Rio Grande do Sul, das áreas contempladas, indicam os nomes que passam por uma comissão julgadora, sob a supervisão da Comissão Coordenadora e de uma empresa de auditoria. O júri define então as 15 pessoas físicas, jurídicas ou projetos, três em cada uma das categorias (Mérito Político, Destaque Comunitário, Sucesso Empresarial, Expressão Cultural e Referência Educacional), para receber a distinção.

O Prêmio deste ano contou com o patrocínio das empresas Ipiranga, Sicredi, Aplub, Banrisul, Brasken, Icatu, Gerdau, Banco do Brasil e Certisign.

Os premiados da noite foram:

  • Categoria Mérito Político: deputado Estadual Frederico Antunes; Germano Rigotto; ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas;
  • Sucesso Empresarial: Cooperativa Piá; Telmo Costa; Vinícola Lídio Carraro.
  • Destaque Comunitário: Cataventus – Ação de Integração Social e Cultural; Feci (Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional); Via Vida.
  • Expressão Cultural: Santander Cultural; Tania Rösing; Theatro Sete de Abril.
  • Referência Educacional: Marli Dagnese Fiorentin; Mônica Timm de Carvalho; Orquestra Villa-Lobos.

            Para a secretária de Cultura, Beatriz Araujo, o Theatro Sete de Abril se destacou por fazer parte da memória coletiva como um ícone cultural do Estado. E, apesar de estar fechado desde 2009, sempre esteve em pauta: o Município faz projetos, busca recursos e sua equipe procurou manter atividades artísticas no Memorial do Theatro e atividades externas, como o Sete ao Entardecer, hoje realizado na Bibliotheca Pública Pelotense. O Governo Federal também tem preocupação, pois o prédio tem tombamento nacional, e a recuperação está sendo feita com recursos do PAC Cidades Históricas. E a sociedade cívil que faz atividades em frente ao Theatro, e chama atenção para o templo da cultura, que é espaço de artistas e da comunidade.

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Federasul

Programação alusiva aos 180 anos inicia segunda

Na próxima segunda-feira (02/12/13), o Theatro Sete de Abril – o primeiro teatro construído no Rio Grande do Sul e um dos teatros mais antigos em funcionamento no Brasil -, comemora seus 180 anos.

Para comemorar o aniversário do prédio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a diretoria do Theatro elaborou uma programação especial com exposição das fachadas e espetáculos que já ocorreram no palco do Theatro, visitação às obras e palestra com o autor do livro “Sete de Abril – O Teatro do Imperador”, Klécio Santos. “Serão ações simples, pois o prédio está em período de reforma, mas que tornam viva a memória de todas as etapas vividas pelo Theatro”, destacou a diretora do Sete de Abril, Valesca Athaides.

Entre os dias 2 e 6 de dezembro, ocorrerão visitas guiadas às obras do prédio. Os visitantes poderão tirar dúvidas e presenciar o que está acontecendo na parte interna do local. Conforme Valesca, as pessoas que forem visitar o Theatro Sete de Abril devem optar por usar calçados fechados e sem salto.

Todas as atividades (confira a programação abaixo) poderão ser pré-agendadas através do telefone 3225.5777.

Confira a programação:

Exposição “Theatro sete de Abril – 180 anos de história!”

  • De 2 a 6 de dezembro – das 12h30 às 18h30
  • Local: Memorial Sete de Abril – XV de Novembro, 560A.

Visita guiada à obra do Theatro Sete de Abril

  • De 2 a 6 de dezembro – das 15h30 às 17h30 (Grupo com 10 pessoas)
  • Local: Theatro Sete de Abril – Praça Coronel Pedro Osório, 160.

Palestra com o autor do livro ‘Sete de Abril – O Teatro do Imperador”

Autor Klécio Santos

  • Dia 10 de dezembro, às 18h30
  • Local: Instituto João Simões Lopes Neto – Dom Pedro II, 810.

O livro conta a história de um dos principais ícones do patrimônio histórico e cultural de Pelotas. O autor realizou uma pesquisa minuciosa que revelou histórias marcantes vividas no Theatro, personagens famosos e anônimos, artistas que frequentaram seu palco e deixaram registro na memória artística da cidade.

 Fonte: Ascom

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções