Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

Empresa incubada na UCPel propõe consultoria de Moda ao alcance da mão

Empresa incubada na UCPel propõe consultoria de Moda ao alcance da mão
21 janeiro
14:51 2014

smartphone já pode ser considerado a extensão do braço de muita gente. É possível fazer quase tudo através do aparelho, que só no segundo trimestre de 2013 comercializou mais de oito milhões de unidades no país. Pegando carona nesse mercado, que é um dos que mais cresce no mundo inteiro, a empresa Itquetas, residente do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul da Universidade Católica de Pelotas (CIEMSUL/UCPel), desenvolveu uma etiqueta inteligente, onde através de aplicativo de leitura instalado em celular torna disponível uma série de informações sobre Moda.

Ainda em fase de adaptações, o aplicativo, que deve ser lançado de forma definitiva no mês de março, já está em testes em duas lojas que comercializam roupas em Pelotas, a 5 Marias, voltada ao público feminino, e a Overend, onde as etiquetas estão sendo testadas em roupas masculinas. “Ainda estamos fazendo ajustes no formato”, explica a proprietária e recém-formada no curso de Tecnologia em Design de Moda da UCPel, Miqueline Silveira, que criou a empresa juntamente com seu sócio, o desenvolvedor de software Willian Dias.

As etiquetas de conteúdo inteligente podem ser acessadas através de tabletsmartphone, computador ou outros dispositivos com acesso à internet. “Oferecemos conteúdo de Moda direcionado ao gosto de cada cliente”, define Miqueline. Ganha o consumidor, que em meio a tantas tendências de Moda possui nova ferramenta que ajuda a facilitar a compra correta, e o empresário, que também tem acesso a uma série de dados que podem ser utilizados para direcionar seus investimentos.

Para a proprietária da loja 5 Marias, Vanisse Krause, o aplicativo que vem sendo desenvolvido pela empresa incubada na UCPel é uma ferramenta interessante e que vem para ajudar suas clientes na escolha de looks. “Acredito que em grandes centros o retorno seria ainda mais rápido do em cidades como Pelotas”, define, mas a empresária diz pensar que aplicativos como esse devem se tornar uma tendência de mercado, assim como vem sendo o uso de redes sociais para a comercialização e divulgação de produtos.

A empresa Itquetas, selecionada pela incubadora da UCPel devido ao grau de inovação associado às novas tecnologias, nasceu devido trabalho realizado ainda no curso de Moda da Instituição, onde a estudante e empresária viu que gostava da área de pesquisa de tendências de Moda e de tecnologia. “Quando participei de um concurso desenvolvi umlook que unia essa duas referências e através desta experiência acabei descobrindo que também era um nicho de mercado ainda não explorado”, conta.

A fase de testes vem dando tão certo que até o público masculino está utilizando o aplicativo. Para o programador Davi Reimke, de 25 anos, a etiqueta inteligente ajuda a facilitar a vida de pessoas no momento da combinação de roupas. “Achei bem legal a ideia, pois além de novas opções de uso da peça de roupa é possível receber sugestões da loja de peças com o seu estilo posteriormente à compra”, comenta.

Segundo Miqueline, por enquanto o alcance da Itquetas está limitado. “Temos 11 peças de roupas com a etiqueta na Overend e dez na 5 Marias, mas esse número crescerá depois do lançamento do aplicativo”, explica.

Seções como combine com, wishlist (lista com peças de roupa desejadas) e pro seu estilo(opções que auxiliam a descobrir o seu gosto), integrarão o aplicativo, que também poderá ser compartilhado em sua rede de amigos. Informações sobre as principais tendências indicadas dentro do seu estilo e novidades sobre coleções de lojas próximas a você também serão disponibilizadas.

A partir do mês de março, o aplicativo deverá ser lançado na plataforma Android e posteriormente em IOS. Para ter acesso às informações bastará ter um smartphone e ir em uma das lojas que possuem itquetas (por enquanto, a 5 Marias – rua General Neto, 876 – e a Overend – Shopping Pelotas – Av. Ferreira Viana, 1.526) e posicionar a câmera do celular na etiqueta para obter informações sobre a peça.

Enquanto o aplicativo não é lançado oficialmente, é possível acompanhar o trabalho desenvolvido pela empresa através das redes sociais facebook.com/itquetas, twitter.com/itquetas e instagram.com/itquetas e ainda através do site da empresa: http://itquetas.com/.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções