Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Fapergs divulga lista de agraciados no Prêmio Pesquisador Gaúcho

16 outubro
14:31 2013

Prêmio Pesquisador Gaúcho.jpgA Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), divulgou nesta quarta-feira (16) a lista dos destaques da pesquisa científica gaúcha em 2013. Criado para desenvolver as áreas da ciência, tecnologia e inovação do Estado, o Prêmio Pesquisador Gaúcho vai agraciar 14 pesquisadores responsáveis por estudos em sete campos do conhecimento.

A cerimônia ocorre na próxima terça-feira (22), no salão de eventos da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre, às 20h. Os nomes foram escolhidos em uma seleção feita pela comissão julgadora, formada por 14 pesquisadores reconhecidos na comunidade científica estadual.

Na edição deste ano, a principal novidade foi a categoria especial Pesquisa Destaque em Comemoração ao Ano Internacional de Cooperação pela Água, que premia o melhor estudo na área do tratamento da água, sustentabilidade ambiental, geração de energia ou fontes alternativas de energia, redução do consumo ou combate ao desperdício.

As demais premiações são Pesquisador Destaque, Piá Inovador, Pesquisador na Empresa, Técnico Pesquisador, Pesquisador na Indústria e Jovem Empreendedor. O prêmio envolve doutores, jovens doutores, graduados ou pós-graduados, alunos de graduação, de ensino técnico, jovens cursando o ensino médio e pesquisadores atuantes em micro e pequenas empresas.

O evento marca o início do 1º Fórum de Inovação, que irá propor reflexões sobre os desafios da inovação por meio de uma série de palestras e outras atividades. O fórum ocorre na quarta-feira (23), no Teatro da Feevale, em Novo Hamburgo, a partir das 8h30.

Confira a lista dos premiados
– Pesquisador destaque nas principais áreas do conhecimento:

Artes e Letras – Ana Cristina Ostermann
Ciências Agrárias – Paulo Bayard Dias Gonçalves
Ciências Biológicas – Bernardo Baldisserotto
Ciências da Saúde – Ana Maria Baptista Menezes
Ciências Humanas e Sociais – Patrícia Krieger Grossi
Economia e Administração – Gabriel Sperandio Milan

– Categoria em comemoração ao Ano Internacional da Água:

Destaque em cooperação pela Água – Andrea Bandeira Sanches

– Categorias com ênfase na inovação:

Jovem Empreendedor – Juliana Paiva Franco Netto da Costa e Laura Oliveira Maltz
Pesquisador na Empresa – Paulo Roberto Walter Ferreira
Pesquisador na Indústria – Marcelo Soares Lubaszewski
Piá Inovador – Fabrício da Silva Stein
Técnico Pesquisador – Max Willian da Silva Leidemer e Núbia Mack Duarte

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções