Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Futsal: ”Jogo dos Loucos” completa 30 anos

13 fevereiro
16:41 2014

O FutSal formalmente deve ser disputado por duas equipes, cada qual com cinco componentes. No “Jogo dos Loucos”, no entanto, já houve partida disputada com catorze para cada lado. A iniciativa está prestes a completar trinta anos, e o objetivo é o lazer e a brincadeira . Não há confusão, brigas nem desentendimento. Roberto Ávila, o Robertinho, um dos idealizadores em 1984, menciona: “O sonho é ter tanta gente dentro da quadra que, após jogar a bola para cima, ela não encontre espaço para cair”. Entre os precursores, além de Robertinho, Paulinho “Carroça” e João Jansen prosseguem participando. Após o jogo é realizado churrasco, e muitas vezes sob o embalo de músicas e vídeos dos anos oitenta. Nesta sexta às 20h, mais uma partida movida por “puro lazer”. Desde o ano passado, os jogos têm sido realizados no ginásio Bola na Rede à rua Barão de Santa Tecla.

Em pé: Edson, “Rosinha do Trombone”, Fabiano “Piti”, João Jansen, Sávio, Rã, Gabriel, Pedrinho (quente e frio), Michel “carrapato do Robertinho”. Sentados: Luis Milionário, Paulinho “Carroça”, Robertinho “Chebeca”, João Mendonça do Seguro, João INSS Charopinho e Salgadinho

Em pé: Edson, “Rosinha do Trombone”, Fabiano “Piti”, João Jansen, Sávio, Rã, Gabriel, Pedrinho (quente e frio), Michel “carrapato do Robertinho”. Sentados: Luis Milionário, Paulinho “Carroça”, Robertinho “Chebeca”, João Mendonça do Seguro, João INSS Charopinho e Salgadinho

ORIGINALIDADE – No grupo, idade mínima de dez anos. Nos bastidores também aqueles que não jogam, mas participam da confraternização, fortalecendo a amizade. Conforme Robertinho, o jogo reúne estudantes, comerciários, aposentados, vendedores, autônomos, servidores públicos e pequenos empresários. No FutSal original houve redefinição de algumas regras. Assim, não há goleiros e os gols devem ser dentro da área, excetuando de cabeça ou contra. A cobrança do lateral e escanteio é com o pé, erguendo a bola com as mãos. O resultado é uma partida dinâmica, movimentada e que exige reflexo rápido.

HISTÓRIA – “Em abril de 1984, numa sexta-feira, fomos jogar no ginásio CEPEL. Mas, em duas semanas, o adversário não apareceu. Como saíamos do fim do Areal para jogar no centro, não deu outra, improvisamos uma forma que garantisse a diversão. A partida foi tão acelerada e prazerosa, que passamos a convidar alguns amigos. Entre os primeiros, o Paulinho ‘Carroça’ e o Dinho”, lembra Robertinho. Na sequência houve temporadas no Spieker e Gigante da Tiradentes. E Robertinho acrescenta que raramente não foi degustado o churrasco. “Reunimos vasto acervo com fotos e vídeos. Às vezes, quando assistimos, nos impressionamos com o número de pessoas que passaram pelo ‘Jogo dos Loucos’”, diz.

PARTICIPANTES – Robertinho menciona tanto participantes atuais, quanto alguns que, durante período, integraram-se à promoção: Alexandre “Xoxó”; Gilmar “Detefon”; João Jansen; Nei “fedorento”; “nego” Nando; “abelha”; Terto; Gleiver; Português; Rato; tio Zé; Odair; Vitor; Dinho; Salgadinho; tio Wilson; Titaco; Edson; Rosinha; Fabiano Piti; Juliano; Gabriel; Savio; Rã; Gabriel; Pedrinho (quente e frio); Michel “Carrapato do Robertinho”; João Mendonça do Seguro; Vitor; João Inss Charopinho; Salgadinho; Portela; Anibal; Duda; Geada; Leandro;  Advogado; Vitor “cacimbinha”; Ari Redu; Julio; Vitor “Guinhazú”; Kleiver; Mauricio Karini; Sr. Zé goleador (anota os gols); Mauricio; Fabricio; Ira; Chicão; Sandro; Robson; Primo; Padre; Cleber; Paulinho; Valderrama;  Matheus; Harry Pooter; Giovane; Oseas; Rogimar; Edson (guri); Juju; Claiton; Alexandre; Dadá; Carlos (Messi); Toni Teixeira.

AMIZADE – “No dia 11 de abril deste ano, o ‘Jogo dos Loucos’ estará completando trinta anos. Estaremos realizando grande festa no Bola na Rede. A ideia é celebrar um importante momento para quem participa. O jogo, seguido de churrasco, é parte de nossas vidas,. Vamos festejar a convivência e brincadeira, que têm o pleno entendimento dos familiares. E sempre teremos vaga para mais um que queira se divertir. Certamente será bem acolhido”, conclui Robertinho.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções