Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Governador recebe reitores das Universidades Federais no Estado

Governador recebe reitores das Universidades Federais no Estado
18 novembro
17:46 2013

Durante reunião-almoço nesta segunda-feira (18) no Palácio Piratini, o governador Tarso Genro recebeu representantes e reitores de Universidade Federais no Rio Grande do Sul. Participaram ainda da reunião o chefe de gabinete, Ricardo Zamora, os secretários de Educação, José Clovis de Azevedo; de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov; do Conselhão, Marcelo Danéris; e do assessor de cooperação e relações internacionais, Tarson Nuñez. O objetivo do encontro foi aperfeiçoar as relações e estabelecer complementaridade aos serviços oferecidos.

O Governo do Estado espera que os reitores apresentem suas demandas, como a de um projeto de desenvolvimento sustentável para as Universidades do Estado e país. Tarso Genro disse que como governador e ex-ministro da Educação, é uma honra receber os reitores e poder contribuir com as relações do Estado com a União, estabelecendo um vinculo com todas as universidades do Estado. Atualmente o Pacto Gaúcho pela Educação é coordenado pela e Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado.

O secretário de Educação, José Clovis de Azevedo disse que o Executivo trabalha de forma bilateral e que, agora, se inicia um trabalho orgânico na formação de professores. “A partir do Pacto pelo Ensino Médio do Governo Federal está prevista uma assessoria permanente das universidades nas escolas do Estado”, afirmou.

O titular da pasta de Ciência e Tecnologia, Cleber Prodanov disse que a partir deste encontro dois pontos importantes foram levantados, sendo um deles a incorporação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) ao fórum. “Cria-se um fórum muito mais ampliado de universidades públicas, estatais, federais e estaduais. A incorporação da UERGS significa o reconhecimento do processo de revitalização que temos feito”, disse, ressaltando que o segundo é a possibilidade de articulação de todas as universidades na implementação de políticas principalmente na área de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Local e Regional.

O reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mauro Augusto Burkert Del Pino, falou sobre um conjunto de estratégias para o desenvolvimento regional sustentável elaborado pelas seis universidades públicas do Estado mais a Universidade Federal do Rio Grande do Sul apresentado ao governador.

“Estamos articulando um Pacto pela Educação, junto à Secretaria de Educação do Estado. Reforçamos a constituição dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) junto à Secretaria da Ciência e Tecnologia, e também estaremos juntos com a UERGS constituindo alguns centros para o trabalho articulado das Universidades Federais gaúchas para formar um centro de pedagogia universitária, de estudos para o desenvolvimento social e econômico”, ressaltando que uma Escola de Governo entre as instituições de ensino que irá articular com os municípios a capacitação de gestores públicos para a elaboração do projetos e captação de recursos aos projetos.

Participaram também reitores e representantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande (Furg), Federal da Fronteira Sul (UFFS), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Federal do Pampa (Unipampa).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções