Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Grupo Tatá homenageia Universidade Federal da Fronteira Sul

23 setembro
17:35 2013

O Grupo Tatá – Núcleo de Dança-Teatro, formado por alunos do curso de Teatro e Dança da UFPel, apresentou o espetáculo Tatá Dança Simões em comemoração ao aniversário da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). As apresentações ocorreram na quinta-feira (19) no Centro Cultural 25 de Julho na cidade de Erechim/RS e na sexta (20), no auditório do SESC, em Chapecó/SC. Ambas foram abertas para a comunidade, porém, tiveram como público alvo os próprios estudantes da UFFS.

Grupo TatáGeraldo Coelho, pró-reitor de Extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul, destaca que a iniciativa de ter convidado o grupo perpassa a adversidade cultural. A oportunidade de apresentar o espetáculo visa uma experiência especifica que remeta a possibilidades que a UFFS tem de atuar nas diferentes linguagens. “O campus possui várias iniciativas de extensão com o objetivo de criar uma dimensão cultural em pauta e bem desenvolvida. A apresentação do grupo Tatá chega como uma contribuição, para mostrar uma experiência universitária de teatro, dança e cultura que deu certo”, relata Coelho.

Baseado na obra de Simões Lopes Neto, o espetáculo “Tatá Dança Simões” é o primeiro do grupo. Sendo uma transcrição da obra literária do autor pelotense, o espetáculo traduz para o palco a poética de Simões, sua fixação eminente no universo gauchesco, na oralidade e regionalismo de sua linguagem. “O Negrinho do Pastoreio”, “A M’boitatá”, “Casos do Romualdo”, “Batendo Orelha”, “Meu Rosilho Piolho” e “A Enfiada de Macacos” são alguns dos contos do escritor que passaram por um processo e foram inseridos na linguagem cênica dança-teatro.

Para saber mais informações sobre o grupo, é possível acessar o endereçohttp://grupotata.blogspot.com.br/.

Comentários ()

Seções