Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

HE-UFPel implementa Núcleo Interno de Regulação Cirúrgico

HE-UFPel implementa Núcleo Interno de Regulação Cirúrgico
23 outubro
16:48 2023

Iniciativa visa otimizar a utilização das salas cirúrgicas

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), implanta Núcleo Interno de Regulação (NIR) Cirúrgico, com o objetivo de otimizar a utilização dos horários disponíveis nas salas cirúrgicas, proporcionando melhor atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O NIR é um serviço que permite o monitoramento do paciente desde o momento em que ele chega à instituição, durante todo o processo de internação e sua movimentação interna e externa, até a alta hospitalar. Com isso, é possível garantir um cuidado mais completo e eficiente, além de mais previsibilidade nos procedimentos realizados.

A Gerente de Atenção à Saúde, Samanta Madruga, e sua equipe têm trabalhado na reorganização do serviço para garantir o atendimento aos pacientes cirúrgicos. Uma das ações realizadas foi intensificar os trabalhos do NIR e iniciar a confecção do mapa cirúrgico. A cada semana, um grupo de profissionais do HE-UFPel reúne-se para organizar o mapa da semana seguinte. Segundo a gestora, “Desde o mês de agosto começamos a ver o nosso Centro Cirúrgico atendendo a pleno vapor em relação ao quantitativo de procedimentos. Estamos apostando que agora, a partir da implantação do NIR cirúrgico, avançaremos na qualidade dessa atuação, com foco no cuidado pré e pós-operatório, previsibilidade de procedimentos para a equipe e principalmente, para os pacientes. Isso tudo impacta positivamente nas filas de cirurgia dos pacientes SUS de Pelotas e região”.

Desde o final de 2022, o HE-UFPel tem buscado alternativas para manter o atendimento aos pacientes e suprir a demanda por profissionais, pois houve o fechamento de dois programas de residência médica ligados à Universidade. O encerramento das Residências de Anestesiologia e de Cirurgia Geral impactou diretamente na fila cirúrgica do Hospital. Uma das soluções encontradas foi a contratação de anestesiologistas por meio de um processo simplificado. No entanto, esse processo contou apenas com um inscrito, o que não foi suficiente para suprir a necessidade do Hospital.

Diante disso, em janeiro de 2023, foi adotada a contratação de serviços de anestesiologia a fim de complementar o quadro de profissionais concursados, possibilitando avanço significativo no atendimento aos pacientes. A médica responsável pelo NIR, Etiene Campos salienta que “tem sido empreendido um esforço constante para agilizar o fluxo de cirurgias e a implementação do NIR contribui de forma efetiva com todo esse processo”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções