Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Hemopel prepara recepção ao doador de sangue no seu dia

Hemopel prepara recepção ao doador de sangue no seu dia
24 novembro
09:00 2013
Dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador de Sangue

Dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador de Sangue

Para marcar a passagem do Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorada em todo Brasil em 25 de novembro, o Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) prepara uma recepção especial em agradecimento aos doadores que estiveram presentes ao longo de todo o ano: o local terá uma decoração diferenciada e as pessoas que comparecerem para doar sangue ganharão docinhos tradicionais de Pelotas.

Responsável pelo abastecimento de bolsas de sangue do Pronto-Socorro de Pelotas (PSP), Beneficência Portuguesa, Hospital de Clínicas, Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) e outros sete municípios da região, o HemoPel informa que necessita de todos os tipos de sangue, com ênfase nos tipos A e O de fatores negativos.

Nesta segunda-feira (25/11/2013), o Banco de Sangue funcionará no horário normal, das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia. O Hemopel funciona também no primeiro sábado de cada mês, das 8h às 13h, a fim de possibilitar que aquelas pessoas que trabalham em turno integral, durante a semana, possam fazer a doação.

Quem pode doar

Jovens a partir de 16 anos e idosos com até 68 anos podem doar sangue – a faixa etária que permite a doação de sangue foi ampliada por meio da Portaria 1.353/2011, do Ministério da Saúde; antes, a idade permitida era de 18 a 65 anos. Os menores de idade (de 16 a 18 anos incompletos) podem se tornar voluntários desde que com o consentimento dos pais ou responsáveis legais.

O candidato a doador deve procurar o Hemopel munido de um documento de identidade com foto, apresentar boa saúde e pesar mais de 50 quilos. No dia da doação, é recomendado não estar em jejum, repouso de seis horas na noite anterior, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas antecedentes, e evitar fumar por duas horas e comer alimentos gordurosos. Não podem doar pessoas que tiveram hepatite após os 10 anos de idade, grávidas ou mulheres em fase de amamentação, usuários de drogas, pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue (Aids, Hepatite, Sífilis e Doença de Chagas) ou que mantiveram relação sexual com diversos parceiros nos últimos doze meses.

O Hemocentro Regional está localizado no prolongamento da avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo do Colégio Municipal Pelotense. Contato com o Departamento de Captação pode ser feito pelos telefones 3225-7262 e 3222-3002.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções