Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

IFSul participa do projeto Brafitec

22 janeiro
16:20 2014

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado do edital 42/2013, cujo projeto “L’ Ingénieur: gestionnaire d’ implémentationdessystémesindustriels” ( O engenheiro como gestor da implementação de sistemas industriais) foi aprovado. Confira o resultado do edital.

Conforme o edital, o programa consiste em projetos de parcerias universitárias de engenharias em todas as especialidades entre Brasil e França, exclusivamente em nível de graduação. O objetivo é promover o intercâmbio entre os países, aproximando as estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes, conforme os termos assinados entre a Capes e a Conferência dos Diretores de Escolas Francesas de Engenharia (CDEFI), em abril de 2002.

Parceria – Em 2012, os professores do IFSul, Mauro Cunha, Janete Otte e Lia Pachalski, estiveramnaFrançaparticipando de uma missão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) relativa ao Programa Ciência Sem Fronteiras. Na oportunidade, foram feitos vários contatos com instituições educacionais francesas.

Após rodadas de negociações entre os representantes de instituições francesas e brasileiras, ficaram acertadas reuniões e agendadas visitas entre o representante da École de Mines d’ Ales (EMA)aos cursos de Engenharia Elétrica do câmpus Pelotas e de Engenharia Mecânica do câmpus Sapucaia do Sul. O convênio com a EMA foi assinado em janeiro de 2013 para confirmar a intenção da participação das duas instituições no edital doBrafitec. Nesseperíodo, houve a integração de outras instituições ao grupo que submeteu o projeto: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), IFSul, Universidade Positivo, de Curitiba (PR), Instituto Francês de Mecânica Avançada (IFMA) e EMA.

O projeto prevê a ida de trinta estudantes e quatro professores brasileiros para a França e a vindade igual número de estudantes e professores franceses para o Brasil. A previsão de estadia nos países é de seis meses para estudantes e de até 30 dias para as missões de professores. Pela primeira vez, institutos federais são aprovados no Brafitec (um dos mais antigos e tradicionais programas de intercâmbio de engenharias do Brasil com a França). Conforme o reitor Marcelo Bender, esse intercâmbio é uma grande oportunidade de mostrar a qualidade dos cursos de engenharia do IFSul aos parceiros internacionais e também promover a trocade experiências na área de currículos e formação de engenheiros.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções