Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Mãe Pelotense: há um ano valorizando vidas

08 agosto
14:46 2014

Balões rosas e brancos, bolo, velas e crianças – muitas crianças –, além de mães e autoridades, formavam o cenário do hall do Paço Municipal para a comemoração do 1º aniversário do Programa Mãe Pelotense. Uma das principais ações da saúde realizadas no atual governo que vem reduzindo significativamente os índices de mortalidade infantil em Pelotas.

O programa contribuiu na redução dos índices de mortalidade infantil na cidade Foto: Eduardo Beleske

O programa contribuiu na redução dos índices de mortalidade infantil na cidade
Foto: Eduardo Beleske

Neste um ano de atividade, 2.600 mulheres foram atendidas e a taxa de mortalidade infantil, que antes era de 14,3/1000 baixou para 10,1/1000, o que torna este índice o mais baixo da história da cidade. Com esses novos números Pelotas quebra mais um recorde, ficando pela primeira vez em sua trajetória abaixo da média do estado do Rio Grande do Sul e, com isso, contribuindo para a diminuição da taxa estadual, que hoje é de 10,3/1000. “Este é um momento de comemoração e de mobilização para que mantenhamos esses índices e até melhoremos eles”, comemorou o prefeito Eduardo Leite.

O Mãe Pelotense oferece um atendimento qualificado e humanizado às gestantes logo nos primeiros instantes em que é descoberta a gravidez, a partir daí segue no parto e pós-parto, e também à criança até os 24 meses de idade. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) cediam este acompanhamento e as mães que cumprirem todo o calendário do pré-natal são premiadas com um enxoval, composto por: uma bolsa do bebê, dois cobertores, duas toalhas, um conjunto de calça e duas blusas, um tip top, duas meias e um pacote de fraldas descartáveis. “Este é um dia de celebração da vida”, exaltou a secretária de Saúde, Arita Bergmann.

Na cerimônia foram homenageados também os envolvidos em todo o processo realizado do Mãe Pelotense, desde as UBSs e os funcionários que lá fazem o contato direto com as mães, até os hospitais que acolhem as gestantes já no momento do parto. Um certificado de reconhecimento pelo empenho e dedicação às atividades de qualificação à saúde materno-infantil foi entregue a todos eles, valorizando seu importante trabalho na redução do coeficiente da mortalidade infantil no município.

As crianças da ONG Anjos e Querubins entoaram o “Parabéns a Você” e logo após animaram os presentes com músicas de sucesso da atualidade

Pelotas está, pela primeira vez em sua história, entre os municípios que estão abaixo da média estadual Foto: Eduardo Beleske

Pelotas está, pela primeira vez em sua história, entre os municípios que estão abaixo da média estadual
Foto: Eduardo Beleske

Uma história de família – Débora Vieira casou em 2013 no saguão do Paço Municipal, no casamento coletivo realizado anualmente pela prefeitura. Este ano ela retorna ao mesmo local, grávida de 38 semanas da sua primogênita e acompanhada pelo Mãe Pelotense. “Fico muito feliz de saber que posso contar de fato com o poder público em todos os momentos da minha vida”.

Emanuela está prontinha para nascer e a mãe de primeira viagem aguarda somente os sinais da pequena de querer vir ao mundo. “Com o programa eu pude ter todo o acompanhamento de profissionais que me auxiliaram desde me dizer que está tudo bem com o desenvolvimento dela, até me tirarem as dúvidas e me acalmarem, já que é minha primeira gestação”, vibrou a mamãe.

E a atenção à saúde não para nunca – Desde o início do seu governo, Eduardo dá um enfoque muito grande para a atenção com a saúde. Aproveitando a comemoração do dia de hoje, o prefeito assinou uma mensagem para envio do projeto de lei sobre a criação da gratificação do Programa Nacional da Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica e dos Centros de Especialidades Odontológicas, o que contribuirá ainda mais com a saúde no município. “O compromisso que temos com a saúde vai de um ponto a outro”, enfatizou o governante.

Também estiveram presentes na cerimônia a vice-prefeita, Paula Mascarenhas; o vice-governador do estado, Beto Grill; os vereadores Antônio Peres (PSDB) e Vitor Paladini (PSB); o procurador geral do município, Carlos Francisco Diniz; o secretário de Gestão e Administração Financeira, José Francisco Cruz; o secretário de Cultura, Giorgio Ronna; a secretária interina de Educação, Alice Maria Szezepanski; o assessor especial do Programa Cidade Bem Cuidada, Paulo Morales;  o diretor de assistência do Hospital São Francisco de Paula, Edevar Machado; a diretora geral do Pronto Socorro, Mônica de Moura Mendes; a diretora administrativa do Pronto Socorro, Michele Bortt Pedra; o diretor clínico do Pronto Socorro, Sérgio Burch; o gerente de enfermagem do Pronto Socorro, Alberto Brum e a enfermeira do Hospital escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Camila Schwonke.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções