Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Mais Saúde para a população: Prefeito assina contrato para construção da UPA 3

Mais Saúde para a população: Prefeito assina contrato para construção da UPA 3
27 dezembro
17:59 2013
Eduardo Leite com Paula Mascarenhas e a secretaria de Saúde Arita Bergmann

Eduardo Leite com Paula Mascarenhas e a secretaria de Saúde Arita Bergmann (Foto: Vanderlei Porto)

Na manhã de hoje (27/12/2013), o prefeito Eduardo Leite, acompanhado da vice-prefeita Paula Mascarenhas e da secretaria de Saúde Arita Bergmann, assinou o contrato com a empresa Compassos Engenharia Ltda, da cidade de Camaquã, que garante a construção da UPA 3 na avenida Bento Gonçalves.

Segundo o proprietário da empresa vencedora da licitação, Paulo Jorge Passos dos Santos, a obra, orçada em R$ 3,7 milhões, iniciará em janeiro de 2014 e deverá ser finalizada no mês de novembro.

“A saúde de Pelotas avançará muito com essa obra, pois desafogará o Pronto Socorro e qualificará os serviços e urgência e emergência”, destacou Eduardo durante a assinatura do contrato.

A UPA 3

A UPA 3 será erguida em terreno de 5.690 metros quadrados na avenida Bento Gonçalves, 4.590, ao lado do Hemocentro Regional de Pelotas. Na área, projetada em 1.690 metros quadrados, a prefeitura vai qualificar os serviços de urgência e emergência de Pelotas, mantendo-os disponíveis durante 24 horas.

Eduardo acredita que a saúde terá um grande avanço com a UPA 3

Eduardo acredita que a saúde terá um grande avanço com a UPA 3 (Foto: Vanderlei Porto)

A Unidade de Pronto Atendimento 3 terá equipe composta por sete médicos clínicos gerais e sete pediatras, que realizarão entre 300 e 450 atendimentos ao dia. O planejamento prevê prédio com 15 salas de observação, três espaços destinados à pediatria e dependências para pacientes que possuam necessidade de isolamento.

A estrutura, projetada com ventilação e iluminação natural, a fim de diminuir custos, contará ainda com recepção e registro de pacientes; acesso para triagem; salas de espera (uma específica para a pediatria); sanitários públicos e para os funcionários; consultórios, salas para aplicação de medicamentos, inalação, Raio X, ultrassonografia e eletroencefalograma.  Os funcionários da UPA terão vestiários e quartos de descanso para plantonistas (feminino e masculino); sala de distribuição, refeitórios e estacionamento.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções