Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Mostra da AMASETE abre com dança, teatro e RAP

Mostra da AMASETE abre  com dança, teatro e RAP
12 agosto
09:07 2021

Entre sexta e domingo, vídeos na Mostra Cultural Virtual da AMASETE

Por Carlos Cogoy

Marquinho Brasil

Selecionados entre quase setenta inscrições, dez vídeos serão exibidos entre sexta e domingo. Diariamente, a partir das 16h, apresentações de dança, teatro, música, circo e audiovisual, na programação da 1ª Mostra Cultural Virtual da Associação dos Amigos do Theatro Sete de Abril (AMASETE). Os participantes receberão cachê, e os recursos são oriundos da receita da entidade, presidida pelo ator e diretor Diego Carvalho. A Mostra será exibida no canal Associação Amigos do Theatro Sete de Abril no Youtube.

Arte circense com Caroline Rosa Gomes

PROGRAMAÇÃO – Annie Fernandes informa a programação nos três dias. Na sexta, vídeo “Descarrego” (seis minutos), com a performance de dança de Bruna Moreira de Oliveira, teatro com o curta “Indiferentes” (treze minutos), de Charlie de Freitas Rayné e Helena Prates, e o clipe do Rap “Cartão Postal” (seis minutos) de Anjo DB. No sábado, quatro atrações: “Bahtucada” (oito minutos), com a dança de Ederson Zaneti Vergara; “Passarinho” (seis minutos) com Caroline Rosa Gomes; “Artemisia” (dezesseis minutos), audiovisual de Gabriela Leite da Cunha; clipe de “Livre” (seis minutos), do disco “O tempo certo” da banda de reggae Solo Fértil. No domingo: dança “Urbanos” (cinco minutos) com Jeferson Leonardo Manfroni Cabral; performance teatral, com duração de cinco minutos, de Milena Vaz; música com Marquinho Brasil – acreano radicado em Pelotas desde os anos noventa, que já lançou cinco discos e um DVD.

Rapper Anjo DB no clipe “Cartão Postal” que narra as contradições de Pelotas

HIP HOP representado na mostra com o clipe Cartão Postal de Sandro “Anjo DB” Mesquita. Coordenador da Central Única das Favelas (CUFA) em Pelotas, e prestes a concluir a licenciatura em Ciências Sociais, Anjo DB está completando trinta anos de Rap. A primeira versão de “Cartão Postal”, que narra as inúmeras contradições sociais de Pelotas é de 1997. À época, ele integrava o grupo T.W.N. Rapper’s, e a gravação também contou com Mica e PC. Vinte anos depois, atento a questões como a gentrificação – processo capitalista que impele a remoção de moradores, para a valorização e comercialização de áreas da periferia urbana -, Anjo DB fez algumas alterações na letra original. Em 2019, numa produção de Jair “Brown” da Work Vision, e Brutal Arte, houve a gravação de clipe. Nas locações, região do Porto e centro da cidade. Motivado com o resultado, Anjo DB reuniu imagens e também foi produzido vídeo para o som original dos anos noventa. Para assistir, acesse o canal Anjo DB no Youtube.

CARTÃO POSTAL tem versos como: O povo desenganado numa triste agonia/ vidas amargas/ quem rala tá sabendo, que a sociedade não tá nem aí, para o que tá acontecendo/ Tão querendo mesmo é ver o nosso fim/ mas não será tão fácil assim/ se depender de mim/ O progresso não chega aqui/ Faremos nós mesmos/ Não lembram que nossas áreas, também estão crescendo/ Cada baixada, favela, vila, acampamento/ Cada rua, viela, beco/ Esse é o momento, olhe para a realidade/ Acorda, concorda/ Em cada face corroída, um pedaço de Pelotas”.

Sobre o autor

Rafael Freitag

Rafael Freitag

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções