Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Mostra fotográfica retrata saneamento ambiental no largo do Mercado Público de Pelotas

Mostra fotográfica retrata saneamento ambiental no largo do Mercado Público de Pelotas
16 janeiro
14:52 2014
Mostra Saneamento Mercado 01

DNIT apoiou a exposição promovida por estudantes da UFPel.

Quem circulou pelo largo do Mercado Público de Pelotas na manhã desta quarta-feira (15/01) pode conhecer um pouco sobre o saneamento ambiental no município. Através de fotografias, os estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) elaboraram uma exposição que retrata os resíduos sólidos, drenagem urbana, tratamento de água e esgoto. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) participou do evento por meio da Gestão Ambiental da BR-116/392 (STE S.A.), que também contou com a presença do Serviço Autônomo de Abastecimento de Água de Pelotas (Sanep).

Para dar visibilidade aos problemas ambientais e sociais, os estudantes percorreram oito grandes bairros de Pelotas, registrando mais de 700 fotos. “Essa mostra é uma ferramenta educativa para potencializar a consciência crítica da população. Buscamos desenvolver projetos para que se alcance esse objetivo”, disse a coordenadora do projeto, Luciara Bilhalva Corrêa. “Fizemos a inauguração da mostra aqui, mas a partir de agora ela deve circular por outros pontos da cidade”, completou a estudante Evelyn da Costa Moreira. O projeto é vinculado a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel.

No estande da Gestão Ambiental o público pode interagir com os materiais sobre a fauna da região, cartões postais com paisagens do entorno do empreendimento e mapa temático que ilustra os viadutos previstos para o Contorno de Pelotas. Filomena Aide, que é natural de Moçambique e está fazendo intercâmbio no município, levou um exemplar de cada material. “Meu foco é em Educação Ambiental e assim posso conhecer um pouco mais de como funciona este trabalho aqui”, afirmou.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções