Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

MÚSICA : Xana Gallo canta clássicos do samba no bar do Nenê

MÚSICA  : Xana Gallo canta clássicos  do samba no bar do Nenê
25 maio
09:05 2022

Quinta das 20h30min à meia-noite, samba das décadas de vinte e trinta

Por Carlos Cogoy

Em 3h30min de espetáculo, compositora e intérprete pelotense Xana Gallo, estará cantando clássicos do samba-canção. Ela destaca o samba dos anos vinte e trinta, e diz que o repertório terá Noel Rosa, Cyro Monteiro, Zé Kéti, João Nogueira, bem como Vinicius de Moraes. A apresentação na quinta-feira, será no reduto do samba e chorinho, o Bar do Nenê – rua Andrade Neves 2.513. Reservas: (53) 9 8126.8589. Couvert a R$9,00.

TALENTOS – Xana, que após fase no Rio de Janeiro, está de volta à cidade natal, destaca o grupo de instrumentistas que tocará amanhã: Paulinho Martins (bandolim); Everton Maciel (percussão); Possidônio Tavares (violão sete cordas).

RETORNO – A cantora menciona sobre o novo período: “Foram quatro anos morando no Rio de Janeiro. Após ter gravado disco, EP, vários singles e clipes no Rio, e depois de todos os contatos que fiz, bem como laços que estabeleci na música, não havia mais necessidade de manter moradia lá, visto que meu trabalho continua nacionalmente online, e prossigo gravando da minha casa em Pelotas, contando com músicos e musicistas do país inteiro. Eu precisava escolher uma cidade para firmar raízes. Cheguei a ensaiar São Paulo, pois eu estava indo muito pra lá. Mas, com a pandemia, e a saudade dos meus pais, nada me pareceu melhor do que Pelotas, para retornar às minhas raízes. Raízes, essas, cheias de cultura, samba e música da melhor qualidade”. A apresentação anterior na cidade natal, ocorreu antes da pandemia, quando gravou o DVD autoral no Clube Caixeiral. Ela recorda a banda que veio do Rio de Janeiro: Eduardo Neves (diretor musical, flauta e sopros); Alana Alberg (baixo); Adriano Souza (piano); Erivelton Silva (bateria).

PROJETOS – Na pandemia, Xana gravou sessenta lives, ampliando seu público. Como projetos: “Atualmente estou na fase de ensaios para meu próximo show, que deve estrear em Pelotas no mês de agosto. Será um show totalmente inédito, com 46 músicas que nunca cantei antes em apresentação pública, num estilo também diferente para mim e meu público. Um desafio. Mas gosto de mudanças. E nos últimos anos compus muito. Aliás, nunca, em nenhum momento, parei de compor. Minhas composições já dariam para fazer alguns discos. Já tenho um próximo disco todo montado na minha cabeça, porém, tenho que lançar ainda três singles, que já estão pré-gravados, antes de partir para o disco. Em novembro vou para o Maranhão fazer show de samba, bossa e autorais. Também pretendo ir a São Paulo e Rio ainda neste ano. Devo isso a eles, meu público de lá, que é muito fiel e me acompanhou a distância durante a pandemia inteira. Já o DVD, gravado em 2019 em Pelotas, será lançado na segunda semana de junho, no meu canal do YouTube. Será um show totalmente inédito, com músicas autorais”.

TRAJETÓRIA de dezessete anos, ligados à música, diz Xana, teve início em 2005, quando, voz e violão, apresentou-se no então Bar do Tuco – atual JG. Dois anos depois, show “E por falar em Vinicius de Moraes”, no Sete ao Entardecer. Em 2014, disco “Mulheres, sons, liberdade”, viabilizado através do Procultura. Em 2018, o segundo autoral ”Rota de Fuga”, gravado no Rio de Janeiro. No Youtube, ela tem um disco, no qual interpreta Cartola, e foi lançado em 2010. Em 2018, com produção de Diogo Strauz, lançou EP, seguido de singles. As músicas estão nas plataformas digitais.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções