Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

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Nova especialização da UCPel foca em Design, Moda e Consumo

22 janeiro
15:31 2014
Na área da imagem, um bom profissional será aquele capaz de detectar tendências de comportamento até então imperceptíveis. O novo curso Lato Sensu da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), intitulado Design, Moda e Consumo, foi criado justamente para treinar esse olhar e ampliar o conceito de Moda existente, que cada vez está mais amplo e à procura de profissionais com conhecimentos técnicos e práticos.

Para que isso ocorra, segundo a coordenadora da especialização, professora Lilian Fetzer, o curso busca formar de maneira integrada, para proporcionar novas técnicas e formatos de trabalho diferenciados. “O conhecimento de mercado nessa área é fundamental, visto que as mudanças ocorrem antes mesmo de chegar ao consumidor final. Vamos ensinar como entrar nos ramos ligados ao Design, à Moda e ao consumo”, explica.

Com corpo docente formado em sua maior parte por profissionais atuantes em grandes centros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre – locais onde nascem tendências de comportamento e consumo -, aliados a disciplinas que trabalhem a criatividade, interessados em atuar na área terão acesso a novos saberes. “Queremos auxiliar os alunos a se identificarem com uma determinada área para então buscar uma nova colocação no mercado de trabalho”, diz.

Algumas das disciplinas que pretendem assessorar nesse processo são as de Marketing Sensorial, que deverá mostrar como as pessoas recebem informações, a de Design Thinking, para apresentar formas possíveis na utilização de um novo olhar sobre as coisas, e Cool Hunting, para mostrar como fazer pesquisas sobre comportamento e de que forma surgem tendências.

De acordo com Lilian, o acesso a informações como estas é importante para entender o caminho das tendências, que hoje, ao contrário de várias décadas atrás, nasce das ruas e não mais das passarelas. “Antes as tendências eram vistas através de revistas de Moda, mas hoje em dia, com o acesso à tecnologia, esse cenário mudou”, avalia.

Entre os nomes confirmados estão Fausto Viana, professor da Universidade de São Paulo e com experiência na área de Artes, atuando com figurino, caracterização e cenografia; Marcelo Bohrer, diretor criativo da Marboh Idea Design; Lilyan Berlim, designer têxtil colabora de diversas indústrias na criação de padronagens e estampas, Luciano Cardoso, criador do Facool; e Carla Zampiere, que trabalhou na Melissa e atua como vitrinista.

Inscrições
As inscrições para a especialização estão abertas e podem ser realizadas aqui. O curso terá carga horária total de 380 horas, com encontros que ocorrerão nas quartas, quintas e sextas-feiras à noite. Eventualmente ocorrerão encontros aos sábados.

Cursos
Além de Design, Moda e Consumo, a UCPel oferece mais oito cursos de especialização e MBA: Cosmetologia e Estética; Direito Tributário Empresarial; Educação Infantil; Língua Inglesa para Educação Infantil e Anos Iniciais; Gestão Hospitalar e dos Serviços de Saúde; MBA em Gestão Estratégica de Negócios; MBA em Gestão da Inovação e MBE (Master in Business Economics) em Controladoria e Finanças.

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