Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Embrapa promove Workshop em Análises Socioeconômicas na Agropecuária

16 outubro
14:53 2013

A Embrapa Clima Temperado, em Pelotas/RS, está promovendo o Workshop Análises Socioeconômicas na Agropecuária: Valorações Ecossistêmicas e Avaliações de Tecnologias. O evento se encerra hoje, quarta-feira, dia 16, e tem o objetivo de apresentar um novo e moderno conjunto metodológico para o planejamento e execução de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e de ações gerenciais correspondentes.

No período da manhã, haverá cinco palestrantes que discutirão a Prospecção de demandas tecnológica. A primeira a palestrar será Daniela Marques Vieira, da Embrapa Gestão Estratégica, em Brasília/DF, que tratará do tema Avaliação econômica em projetos: o que é, o que requer e como fazer? Das 9h às 10h, Otávio Balsadi, da Embrapa Departamento de Transferência de Tecnologia, em Brasília/DF, abordará o assunto A transferência de tecnologia e a prospecção de demandas na Embrapa: situação, desafios e tendências.

Embrapa Workshop Análises Socioeconômicas na AgropecuáriaTambém pela manhã, Benedito Silva Neto, professor da Universidade Federal da Fronteira Sul, localizada em Cerro Largo/RS, discutirá a Análise e diagnóstico de sistemas agrários como ferramenta para a prospecção de tecnologias, Neto já desenvolve trabalhos com questões de desenvolvimento e sustentabilidade agrária há cerca de oito anos.

O supervisor de Transferência de Tecnologia, João Carlos Costa Gomes, apresentará os Desafios e oportunidades da pesquisa participativa e prospecção de demandas: experiência da Embrapa Clima Temperado. E, para encerrar as atividades da manhã, Joaquim Raimundo Lima Filho, da Embrapa Gestão Estratégica, descreverá o trabalho AVETEC: Metodologia, usos e resultados na avaliação de viabilidade de tecnologias agropecuárias.

Já à tarde, Marcelo Carauta de Moraes, pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop/MT, palestrará sobre Padronização de dados experimentais para avaliação econômica: a experiência da Embrapa Agrossilvipastoril e João Dionísio Hern, da Embrapa Suínos e Aves falará do tema Estudos de caso com AVETEC na Embrapa Suínos e Aves.

Às 14h45min, Jorge Luiz Sant’Anna dos Santos, da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé/RS, abordará o assunto Avaliação dos impactos da introdução do gene Booroola em rebanhos ovinos: experiência da Embrapa Pecuária Sul. Sant’Anna será seguido pelo professor da Universidade Federal de Santa Maria, Arlindo de Jesus Prestes de Lima, que apresentará seu trabalho sobre a Avaliação econômica de sistemas de produção. O último palestrante será coordenador do Convênio Projeto Confie, da Unidade de Pelotas, Alberi Noronha, que conversará sobre a Moderação, orientação estratégica e encaminhamentos de ajustes, parcerias e alinhamentos de ações de PD&I.

O evento ocorre no auditório Ailton Raseira, na Sede da Empresa, BR 392, Km 78, e termina às 17h, com uma avalição final e o encerramento será realizado pelo chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon.

O Evento

O Workshop reuniu cerca de 40 participantes, entre pesquisadores, técnicos e interessados. Seu principal objetivo, além da troca de informações, é instigar, discutir e disseminar a adoção de novas técnicas de estudo e de trabalho rotineiro aos participantes que atuam na socioeconomia, tanto interna, da própria Empresa, quanto fora.

Na segunda-feira, primeiro dia do evento, durante todo o período da manhã houve um minicurso ministrado pelo professor da Universidade Federal de Campinas, Ademar Romeiro. O professor possui Doutorado em Economia pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, em Paris/França e dois Pós-doutorados: o primeiro na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e na Escola de Engenharia de Águas e Florestas, na França.  No seu minicurso, o professor apresentou seu trabalho chamado Métodos de estudos da valoração econômica de bens e serviços ambientais na agricultura.

Neste mesmo dia, Maria Consolación, da Embrapa Gestão Estratégica, apresentou o trabalho Retrospectiva dos estudos em Economia Ambiental e Ecológica na Embrapa e formação da Rede Eco-Eco, André Moraes, da Embrapa Soja, falou sobre Métodos aplicados em economia ambiental na Embrapa, Luiz Clovis Belarmino, da Embrapa Clima Temperado, discutiu a Metodologia e análise econômica com valoração de externalidades na agricultura pelo uso da MAP Ambiental e Sérgio Renan da Silva Alves, também da Unidade, conversou sobre Moderação, orientação estratégica e encaminhamentos de ajustes, parcerias e alinhamentos de ações de PD&I. 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções