Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Palestra aborda Sistemas e Planos Municipais de Cultura

31 março
15:08 2014

palestra culturaA prefeitura estará promovendo na próxima quarta-feira (2/4/2014), às 17 horas, no Casarão nº 6 da Praça Coronel Pedro Osório, a palestra Sistemas e Planos Municipais de Cultura com o professor Gabriel Chati, graduado em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville, e atualmente professor do curso de Produção e Política Cultural da Universidade Federal do Pampa em Jaguarão/RS.

“A palestra será o ponto inicial para o processo de construção do Sistema e do Plano Municipal de Cultura, criado pelo governo em parceria com o Conselho Municipal de Cultura (Concult), e com a participação efetiva e a colaboração de todos os agentes culturais”, adianta a gerente de Gestão e Projetos da Secult, Alessandra Ferreira.

O Sistema e o Plano precisam ser constituídos por lei e amplamente discutidos com a sociedade e é sobre esse tema que Chati falará, além da experiência vivenciada em Santa Catarina e na Bahia. O professor atuou em Joinville/SC, onde foi membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais e, também, em municípios da Bahia onde, por meio da Universidade Federal da Bahia, assessorou inúmeras cidades na construção de Sistema e Planos Municipais de Cultura.

“A partir dessa palestra, a Secult e o Concult devem desencadear uma série de fóruns, encontros e discussões presenciais e consultas virtuais (pela internet), para que até o fim de 2014 o trabalho esteja concluído, embora seja um processo contínuo”, finaliza Alessandra.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções