Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Patrimônio Imaterial em discussão no 7º SIMP

Patrimônio Imaterial em discussão no 7º SIMP
05 novembro
15:05 2013

Nos dias 6, 7 e 8 de novembro, o Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, da Universidade Federal de Pelotas (PPGMP/UFPel),  receberá pesquisadores e autoridades da América Latina e Europa para debater a temática do patrimônio. O palco das discussões será o 7º Seminário Internacional de Memória e Patrimônio (SIMP), que terá como tema “Convenção do Patrimônio Imaterial: 10 anos depois [2003-2013]“, fazendo um balanço dos dez anos de vigência da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial de 2003, proposto pela Unesco. Além de palestras, o evento contará com a apresentação de trabalhos acadêmicos e grupos de discussões focados em torno da memória e do patrimônio.

O Seminário teve mais de 250 trabalhos submetidos à avaliação. Dentre os trabalhos aprovados para a apresentação e publicação nos anais do evento, estavam autores de universidades do Brasil e também instituições latino-americanas.  As mesas de debate serão: Ciência e preservação: a tecnologia como ferramenta para a conservação do patrimônio; Fotografia, cultura material e patrimônio imaterial; Direito, Políticas Públicas e Justiça na tutela de Bens Culturais; Arquitetura e Patrimônio; Patrimônio Material: histórias e inventários; Patrimônio e Museus: interfaces necessárias; Lembrar, esquecer, narrar; O Patrimônio Cultural Imaterial e suas normativas e instituições patrimoniais na América Latina; Paisagem e cultura: patrimônio, turismo e memória.

Aos interessados no tema, a inscrição como ouvinte poderá ser feita pelo site  http://simp.ufpel.edu.br ou diretamente no local do evento (Rua Lobo da Costa, 1.887). Os valores são R$ 50 para estudantes e R$ 70 para profissionais. As vagas para ouvintes são limitadas.

Conheça os Palestrantes do Evento

Jean-Louis Tornatore  – Antropólogo, professor da Universidade de Dijon, França. Possui uma longa experiência com patrimônio, tendo trabalhado na Direction Régionales des Affaires Culturelles de Lorraine (DRAC). Suas pesquisas voltam-se para  uma sócio-antropologia política da “relação com o passado” (patrimônio, memória, cultura), que aborda em uma perspectiva pragmática.

Elder Patrick Maia Alves – Professor do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-UFAL). É líder do Laboratório de Investigações Sociológicas (SocioLab) do PPGS-ICS-UFAL, assessor especial de Políticas Culturais da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alagoas (PROEX-UFAL) e membro do grupo de Pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD/Cnpq/UnB). Em 2011 publicou o livro A economia simbólica da cultura popular sertanejo-nordestina, premiado pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Bienal de Arte de São Paulo.

Julieta Elizaga Coulombié – Historiadora da Arte e doutora em Antropologia. Trabalhou com estudos da cultura material, questionando sobre seus significados, usos e valores, a partir da perspectiva da conservação e dos contextos de usos locais. Atualmente desempenha funções como Conservadora Chefe do Laboratório de Monumentos no Centro Nacional de Conservação e Restauro do Chile, onde desenvolve atividades vinculadas à intervenção e investigação do patrimônio monumental e problemáticas de patrimônios vivos.

Cèline Geffory – Antropóloga, pesquisa danças e rituais indígenas na Bolívia. Pós-doutoranda do Projeto ANR Colostrum na Universidade de Nice, França. Tem publicado sobre patrimônio imaterial e significados simbólicos do patrimônio na Bolívia.

William Rey Ashfield – Arquiteto, doutor em História da Arte e Gestão do Patrimônio Cultural no Mundo Hispânico, Universidade Pablo Olavide, Espanha, presidente da Comissão de Patrimônio Cultural da Nação, professor da Faculdade de Arquitetura da Udelar.

Margarita Díaz-Andreu – Professora no Departamento de Pré-História da Faculdade de Geografia e História da Universidade de Barcelona, Espanha. Pesquisa e publica sobre Patrimônio, Turismo e Arqueologia no contexto europeu e latino-americano.

Carmina Fernandez de Lara – Professora da Faculdade de Arquitetura da Universidad Benemerita de Puebla, México. Tem atuado na área de Patrimônio, Gestão de Patrimônio e Comunidades.

Moises Morales Arizmendi – Professor da Faculdade de Arquitetura da Universidad Benemerita de Puebla, México. Docente na pós-graduação de Conservação do Patrimônio Edificado. Trabalha em projetos envolvendo comunidades indígenas e patrimônio.

Carlos Sandroni – Professor da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência nos temas da Etnomusicologia, Cultura Popular, Folclore, Samba e Música Popular Brasileira, tendo participado como pesquisador no Inventário Nacional de Referências Culturais do Samba de Roda do Recôncavo Baiano.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções