Diário da Manhã

terça, 15 de junho de 2021

Notícias

Pedagogia como um exemplo para elaboração de textos acadêmicos

Pedagogia como um exemplo para elaboração de textos acadêmicos
21 maio
15:25 2021

O período de desenvolvimento de uma monografia ou de um TCC pode ser um momento delicado para todo universitário

Além de prazos, decisão de temas e estruturação de tópicos do projeto há também fatores como normas da ABNT para seguir, reuniões com orientador e contato com possíveis órgãos de apoio e fomento à pesquisa.

Todas estas especificações podem fazer o aluno ter bastante expectativas e até uma certa ansiedade quanto a esse momento.

Pensando nisso, hoje iremos ver algumas dicas e maneiras para se elaborar um projeto ou uma tese de conclusão de curso, com enfoque específico na área da pedagogia.

Veremos algumas normas acadêmicas a serem seguidas e também daremos uma olhada em alguns pontos de um TCC pronto de pedagogia para poder mostrar na prática como se aplicam regras e estruturas textuais em um TCC.

Vale ressaltar que apesar de utilizarmos a pedagogia como exemplo para este tópico, é essencial ressaltar que as normas da ABNT, por exemplo, são aplicadas a diferentes projetos das mais variadas áreas, não somente a pedagogia.

Como iniciar um projeto de pesquisa?

Começar um novo projeto do zero pode ser sempre algo desafiador e cheio de novidades. Além disso, a realização de um projeto de pesquisa pode levar tempo e requer bastante planejamento e organização.

O primeiro passo essencial para se iniciar um projeto adequado é conferir os requerimentos da instituição ou da universidade na qual se estuda. Os padrões de apresentação podem variar de instituição para instituição, portanto é sempre bom se atentar às requisições da sua universidade.

Também, como dito acima, as duas chaves para a  realização e apresentação de um bom projeto são o planejamento e a organização.

Além disso, um primeiro passo essencial para começar a estruturar seu projeto é pensar em algum tema de interesse. O objeto de estudo que seu projeto de pesquisa irá possuir será baseado inteiramente no seu tema de interesse.

Caso seu objetivo ao realizar um curso de pedagogia seja trabalhar com ensino, um possível objeto de estudo para o projeto seria o desenvolvimento cognitivo de alunos ao longo do período escolar, por exemplo.

Vemos aqui que o tema é, basicamente, um ponto de afinidade do aluno dentro de seu curso, enquanto o objeto de estudo seria o tema polido, refinado e pronto para ser transformado em um projeto.

Estrutura de um projeto acadêmico

Após a decisão do tema e do objeto de estudo de seu projeto de pesquisa, um ponto essencial para o desenvolvimento deste projeto é analisar a estrutura de um projeto acadêmico.

Todo artigo, periódico, revista, capítulo, monografia ou projeto acadêmico possui uma estrutura pré-determinada a ser seguida, dividida em tópicos em uma ordem específica. Portanto, logo após a decisão de seu objeto de estudo é importantíssimo ter em mente como começar a escrever este projeto.

Os tópicos de um projeto de pesquisa podem ser divididos em:

  1. Resumo ou Abstract
  2. Introdução
  3. Metodologia
  4. Análise de dados
  5. Resultado dos dados
  6. Discussão dos resultados
  7. Conclusão
  8. Referências Bibliográficas

Também é importante ressaltar que dentro de cada tópico existem elementos específicos que precisam estar contidos.

Por exemplo, a explicação das hipóteses do projeto deve estar contida dentro do tópico Introdução, a fim de elucidar para o leitor quais são as possíveis interpretações e resultados do projeto.

Além destes fatores, a justificativa de um projeto de pesquisa é essencial. Então, antes de começar a realizar o projeto pense sempre no porquê este projeto está sendo desenvolvido e qual o seu papel social.

De qual maneira seu projeto de estudo pode contribuir para a sociedade? Este questionamento é especialmente pertinente na pós-graduação, no entanto, para um TCC a banca tende a avaliar questões como a justificativa do projeto.

Conclusão

Um trabalho de conclusão de curso, uma monografia ou um projeto acadêmico podem sempre ser delicados e podem também exigir muito do aluno que irá apresentar o projeto.

No entanto, uma boa maneira de realizar um projeto acadêmico é estudar a estrutura acadêmica requerida para sua apresentação e ter em mente um tema que seja pertinente e de interesse pessoal.

Dentro de temas pertinentes e relevantes na pedagogia atualmente, podemos evidenciar a Pedagogia Hospitalar, a Educação Inclusiva e também a Alfabetização e Letramento nas Séries Iniciais.

Após estes detalhes, o segredo é manter a calma na hora da apresentação e mostrar domínio sobre seu projeto!

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções