Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

PF e Polícia Civil deflagram ação contra grupos especializados em roubo a banco e sequestro

PF e Polícia Civil deflagram ação contra grupos especializados em roubo a banco e sequestro
27 setembro
15:01 2013

A Polícia Federal e a Polícia Civil deflagraram ontem operações simultâneas para prender integrantes de grupos responsáveis por roubo a banco e extorsão mediante sequestro de gerentes e tesoureiros de agências bancárias no Rio Grande do Sul. A ação conjunta foi planejada pelo superintendente da Polícia Federal, delegado Sandro Caron, e pelo chefe de Polícia, delegado Ranolfo Vieira Júnior. O delegado Cléberson Alminhana, da Polícia Federal (PF) e o delegado Joel Wagner, da 1ª Delegacia de Roubos (DR) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil (PC), coordenaram os trabalhos.

As duas corporações cumpriram ontem oito mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nos municípios de Novo Hamburgo, Campo Bom, Canoas e São Leopoldo. As investigações da PF iniciaram com o sequestro do tesoureiro da Caixa Federal em Novo Hamburgo, em 25 de abril de 2013. No dia 06 de junho, o sequestro da gerente da agência do Sicredi em Pareci Novo deu início às investigações da Polícia Civil. A partir do sequestro frustrado da família de um gerente do banco Itaú em Pareci Novo, com a prisão de quatro pessoas, a PF e a Polícia Civil identificaram que se tratava do mesmo grupo criminoso.

Foram identificadas 26 integrantes do bando, sendo que 18 pessoas ligadas ao grupo já haviam sido presas em razão de ações desencadeadas pelas polícias. Em 05 de julho, a Polícia Civil prendeu duas pessoas em flagrante em Tramandaí, com um caminhão que possivelmente seria utilizado em um ataque a carro-forte no Litoral Norte. Foram apreendidos ainda sete veículos com adulteração e/ou ocorrência de furto. Em Charqueadas, cinco integrantes do grupo foram presos pela Polícia Federal quando retornavam de São Vicente do Sul, no dia 26 de agosto. Na ocasião, foram apreendidas diversas armas de calibre restrito, mais de três quilos de explosivo, ferramentas e farta munição. Na ação de ontem foram presos oito suspeitos e apreendidas duas pistolas e um revólver 38.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções