Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Prefeitura recebe tubulações para construir ETA São Gonçalo

Prefeitura recebe tubulações para construir ETA São Gonçalo
09 outubro
16:10 2013
Tubulações ETA São Gonçalo 01

Foto: Rafa Marin

O governo municipal, por intermédio das ações da Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP), deu o primeiro passo para construção da Estação de Tratamento de Água (ETA), das estações elevatórias de água (tratada e bruta) e das adutoras. Na tarde desta terça-feira (08/10/2013) chegou o primeiro lote das tubulações, compradas da empresa Saint Gobain a partir de licitação concluída no final de 2012. A autorização ao pagamento dos tubos, fornecidos numa transação avaliada em R$ 12,484 milhões, foi obtida na semana passada pelo chefe da UGP, Jair Seidel, em audiência com o gerente de Projetos do Ministério das Cidades, Hélio José de Freitas.

Tubulações ETA São Gonçalo 03

Foto: Rafa Marin

“A liberação do repasse de parte do recurso, realizado pelo Ministério em contato com a Caixa Econômica Federal, e a consequente chegada do material caracterizam o início do empreendimento. Trabalhamos intensamente para que as obras comecem em janeiro de 2014”, afirma o gestor. Em 15 dias, no máximo, equipe da Unidade lançará edital de concorrência pública com o fim de decidir construtora que fará as intervenções de engenharia civil, orçadas em R$ 28,5 milhões.

A abertura do processo licitatório será possível em razão do aval concedido pela União na ocasião em que aprovou a transferência da verba destinada às tubulações. “A partir de recomendação do prefeito Eduardo Leite, priorizamos a satisfação das necessidades básicas da população em atendimento ao plano estratégico de gestão pública”, enfatiza Seidel. Fundamentada na capacidade de tratamento de 500 litros de água por segundo, entre outros fatores positivos, a Administração tem a projeção de que a ETA Gonçalo – que será erguida em terreno de propriedade do Sanep, ao lado do pórtico do Campus Universitário Capão do Leão da UFPel – garanta abastecimento com qualidade, ao Município, nos próximos 30 ou 40 anos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções