Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Procon dá dicas para compras pela Internet

Procon dá dicas para compras pela Internet
10 dezembro
15:16 2013

O Serviço de Educação ao Consumidor do Procon de Pelotas publicou no site http://www.pelotas.rs.gov.br/procon/ do órgão municipal, ligado à administração direta da prefeitura, sete dicas para compras na Internet sem dores de cabeça ou arrependimento. A primeira delas refere-se à demora de cerca de 40 dias para efetivação das entregas, devendo-se estar ciente de que não adianta ansiedade para recebimento do produto.

Supervisora de Educação do Procon, a economista doméstica Nóris Fonseca Finger destaca a segunda recomendação: na hora de adquirir roupas, não se pode confiar nos tamanhos indicados nas etiquetas. “Tanto em relação a P, M e G, quanto às numerações, por exemplo, 38, 40, 42 e assim por diante. Cada indústria tem modelagem própria e, principalmente o vestuário importado apresenta medidas menores em relação às tradicionalmente conhecidas no mercado”, orienta a educadora.

Bastante útil para não errar na escolha, a pesquisa de informações sobre as características de uma mesma mercadoria em diversos endereços eletrônicos de vendas, sobretudo comparativa, é capaz de aumentar a gama de descrições que, geralmente, variam de página para página. Outro conselho não menos importante consiste na observação de fotos dos artigos de confecção e, de preferência, de profissionais da moda vestindo-as. Segundo Nóris, as imagens auxiliam na verificação de como a roupa fica no corpo, caso o manequim seja similar.

“Portanto, independentemente do tipo de item que se pretende encomendar, procure sempre o máximo de detalhes”, sugere. Existem classificações dos comerciantes, além de comentários de outras pessoas que já efetuaram transações com esses fornecedores, e que são boas referências. Finalizando o guia de compras, Nóris menciona a relevância de buscar informações acerca da oferta de garantias e da possibilidade de reembolso como medida preventiva de eventuais problemas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções