Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Vereador Ricardo Santos denuncia preconceito contra portadores de HIV/Aids

05 dezembro
14:28 2013

Em discurso na tribuna da Câmara, o vereador Ricardo Santos (PDT) denunciou o preconceito enfrentado por pacientes de HIV/Aids, por parte de prestadores de serviço da área da saúde. Segundo o vereador, se um paciente sofrer um acidente e for internado no Pronto-Socorro, com necessidade de um leito em traumatologia, não conseguirá atendimento. “Ele vai ficar no corredor, exposto a infecções hospitalares, porque os hospitais se recusam a receber um portador de HIV/Aids”.

Ricardo Santos 03

Prestadores de serviço da saúde resistem a atender pacientes

Santos afirma que esses pacientes só conseguem leito no Hospital Dia da Fundação de Apoio Universitário, Fau/UFPel, especializado em doenças infecto-contagiosas, depois de passar pelo Serviço de Atendimento Especializado (Sae) ou pelo Pronto-Socorro. “O Hospital Dia não atende casos de traumatologia, de oftalmologia, ou outras doenças, o que deixa os pacientes de HIV/Aids sem opção de tratamento”, afirmou o parlamentar.

“É inadmissível que as pessoas continuem sofrendo à espera de atendimento, porque profissionais da área da Saúde têm esse tipo de atitude”, disse Ricardo Santos.

Apoio – A denúncia do parlamentar encontrou respaldo junto ao coordenador estadual de DST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde, Ricardo Charão. Ele afirma que as normas de biossegurança de qualquer serviço de saúde têm que ser as mesmas para pacientes portadores de HIV/Aids ou não

.”De forma alguma isso deve ser um impedimento para que a pessoa seja tratada”, reiterou o coordenador. Ele confirma que a falta de atendimento configura “uma ação de discriminação”, e que “cabe à gestão do município atuar junto aos trabalhadores da saúde, seja da área pública ou privada, para capacitá-los a respeito e orientá-los sobre a legislação de acolhimento em demandas da saúde”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções