Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Simp entrega proposta de plano de carreira à prefeitura

21 novembro
15:55 2013

O prefeito Eduardo Leite, acompanhado do secretário de Gestão Administrativa e Financeira (Sgaf) José Francisco Cruz, recebeu dos representantes do Sindicato dos Municipários de Pelotas (Simp), na tarde desta quarta-feira (20/11/2013), em seu gabinete, propostas de Regime Jurídico e Plano de Carreira para os servidores do Município. “É um terreno árido, bastante complexo, que envolve cerca de nove mil servidores e uma série de limitações objetivas, como o próprio orçamento municipal e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Queremos ampliar o diálogo e abrir espaço para um debate mais profundo”, destacou Eduardo.

Prefeito pediu que o sindicato dos servidores faça uma apresentação elencando os principais pontos dos documentos, que também se referem ao Regime Jurídico da categoria.

Prefeito pediu que o sindicato dos servidores faça uma apresentação elencando os principais pontos dos documentos, que também se referem ao Regime Jurídico da categoria – Foto: Eduardo Beleske/Ascom

Após a entrega oficial dos documentos, o prefeito sugeriu que o Simp faça uma apresentação na qual destaque as principais alterações da proposta, em relação ao plano de carreira vigente, com argumentos de sustentação desses pontos. Ele disse que o governo precisa ouvir os servidores para poder avaliar melhor a situação e trabalhar encima destes dados. “Quando vocês se sentirem aptos a apresentar, entrem em contato e marcaremos o encontro dentro de um prazo máximo de quinze dias”, garantiu Eduardo.

O prefeito se disse consciente da difícil tarefa de administrar o orçamento municipal de modo a beneficiar a população e ainda conseguir motivar os servidores para que queiram permanecer na administração municipal e a prefeitura não seja apenas um degrau em sua carreira. “Criam-se gratificações para suprir uma base baixa… É uma ferramenta mais prática e fácil de usar, mas que apenas adia o problema”, ponderou.

O grande desafio, segundo Eduardo, é conseguir novas fontes de receita sem ter que recorrer ao aumento de impostos. O prefeito também aponta uma administração financeira eficiente e objetiva, capaz de reduzir gastos, como primordial. “Conseguimos uma redução de R$ 1,6 milhão nas despesas com cargos de confiança (CCs) em relação ao ano passado”, comentou.

“Não queremos vender ilusões. Vamos formar uma equipe com pessoas que têm os conhecimentos técnicos necessários para trabalhar com seriedade, dentro da nossa realidade, com clareza e sem criar falsas expectativas”. Eduardo assegurou que buscará uma proposta condizente com a situação financeira da prefeitura que seja atrativa aos servidores ou ao menos que tenha a perspectiva de vir a se tornar interessante.

 Magistério de fora

O Simp explicou que na proposta do Plano de Carreira dos servidores houve a supressão dos artigos 44-72, referentes ao magistério, uma vez que a classe se nega a discutir o assunto enquanto não se resolver o impasse do piso nacional da categoria. No lugar, foi colocada uma nota explicativa.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções