Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

UCPel está com inscrições abertas para nove cursos de pós-graduação

17 janeiro
14:56 2014

Para quem já está pensando em iniciar 2014 com novos projetos, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) tem nove opções de cursos de Especialização. Há opções nas áreas de Estética, Direito, Design, Consumo, Educação, Gestão e Finanças.

Estão abertas as inscrições para os cursos de Cosmetologia e Estética; Design, Moda e Consumo; Direito Tributário Empresarial; Educação Infantil; Gestão Hospitalar e dos Serviços de Saúde; Língua Inglesa para Educação Infantil e Anos Iniciais; MBA em Gestão Estratégica de Negócios; MBA em Gestão da Inovação e MBE (Master in Business Economics) em Controladoria e Finanças.

As inscrições podem ser feitas pelo site ucpel.tche.br/pos, mesmo endereço onde também podem ser obtidas outras informações.

Conheça um pouco mais dos cursos:

Cosmetologia e Estética: o Brasil encontra-se hoje entre os três maiores mercados de cosmetologia e estética do mundo. Não só pela significativa quantidade de indústrias cosméticas, mas também pelo seu potencial em termos de matéria-prima e diversidade de profissionais. O Rio Grande do Sul se mostra pioneiro em tecnologias, com um perfil consumidor diferenciado e exigente, tornando o Estado um excelente espaço nessa área de ensino, ainda pioneiro no país. A UCPel lança o curso para contribuir com este cenário. Dentre as disciplinas estão temas como atividade física aplicada à estética; cirurgia plástica; distúrbios estéticos; drenagem linfática; emagrecimento; eletroterapia; fitoterápicos; farmacologia; gestão e novas tecnologias.

Design, Moda e Consumo: criado para qualificar profissionais diferenciados, o curso apresenta uma ampla visão de todos os setores e processos de uma empresa através de uma perspectiva pró-ativa e arrojada. A intenção é formar pessoas que atuem em diversas ramificações, de forma complexa e integrada, propondo soluções inovadoras e trabalhando os fundamentos do design, da moda e do consumo: conceitos, alcance, aplicações, relação com o Design e tendências. Entre os assuntos que fazem parte do programa estão cool hunting, gestão da Comunicação e de negócios, posicionamento de marca, criatividade e inovação, marketing sensorial, mídias e redes e sustentabilidade.

Educação Infantil: o curso busca qualificar professores para a atuação específica com este público. Trata-se de um trabalho que oportunize a descoberta do mundo, das relações, dos afetos, dos objetos, da natureza, do próprio corpo, dos movimentos, das possibilidades de expressão e das impressões. O curso busca capacitar para uma educação adequada às peculiaridades, interesses e necessidades da criança. Entre as disciplinas estão políticas de Educação Infantil; metodologias; planejamento, registro e avaliação; artes e mídias; conhecimento matemático e pedagogias diferenciadas.

Gestão Hospitalar e dos Serviços de Saúde: o avanço tecnológico e científico em organizações hospitalares e dos serviços de saúde é marcante e necessário. A assistência médico-hospitalar e ambulatorial é um negócio que movimenta vultosos recursos financeiros e o trabalho do pessoal determina a qualidade e eficácia do tratamento. Por isso, seus dirigentes necessitam desenvolver qualificações específicas para aplicação de métodos e técnicas gerenciais que alcancem maiores níveis de eficiência e eficácia. É a isso que se propõe o curso. Com o know-how de ter um hospital próprio, a UCPel apresenta, nas disciplinas, temas como política, economia e saúde no Brasil; planejamento estratégico; legislação hospitalar; gestão tecnológica, de materiais, logística, orçamento e pessoas; marketing; regulação; hotelaria; epidemiologia; gestão de nutrição, Enfermagem e Farmácia; e acreditação hospitalar.

Língua Inglesa para Educação Infantil e Anos Iniciais: atualmente há uma crescente exigência para que os professores de Pré-Escola, Ensino Fundamental e Médio busquem atualização, especialmente no que se refere ao ensino de Língua Inglesa. Os cursos de Letras formam profissionais para atuarem a partir da 5ª série do Ensino Fundamental e os cursos de Pedagogia formam profissionais para atuar na Educação Infantil e Anos Iniciais, porém, não em Língua Inglesa. O curso busca capacitar os profissionais da área no que diz respeito à aplicação do conhecimento à resolução de problemas práticos de ensino-aprendizagem para este público. Entre as disciplinas estão gramática para crianças; fonética e fonologia; aquisição de linguagem e língua estrangeira; ensino; atividades lúdicas e metodologia específica.

Direito Tributário Empresarial: Com o objetivo de suprir uma carência antiga da região Sul do Estado, a UCPel oferece este curso. Os estudantes terão a possibilidade de aprofundar questões de ordem prática, sem deixar de relacioná-las com toda a base teórica sobre o tema. Há a preocupação em aliar prática e teoria, mas sempre respeitando o nível de conhecimento específico de cada profissional que estiver compondo a turma. Entre as disciplinas estão assuntos como temas atuais de Direito Tributário; obrigações, crédito e Direito Penal Tributário; tributação no comércio internacional; regimes de tributação; processo judicial e administrativo e aspectos controvertidos do Direito Tributário.

MBA em Gestão Estratégica de Negócios: destinado à formação de profissionais competentes na área, o curso está ligado ao desenvolvimento sustentável das organizações empresariais. Entre os temas a serem abordados na Especialização estão gestão estratégica de custos, projetos, finanças, vendas; qualidade, inovação e sustentabilidade; indicadores e cenários econômicos; investimentos, marketing; negociação e desenvolvimento sustentável.

MBA em Gestão da Inovação: Com um formato inovador, o curso terá, em cada disciplina, uma empresa “madrinha”, que vai trazer suas experiências reais. Os acadêmicos poderão aproximar-se de vivências de mercado e apropriarem-se de conhecimentos necessários para planejar, iniciar e gerenciar um empreendimento, desenvolver capacidades em liderança, gestão de pessoas e financeira, análise crítica de oportunidades e previsão de mercado. Empresas de renome estadual e nacional estão confirmadas como parceiras do curso.

MBE em Controladoria e Finanças: o conteúdo do curso irá auxiliar o profissional na ampliação da visão global de negócios e do entendimento conceitual e operacional das diversas atividades de gestão, tomada de decisão e análise de investimentos. Os temas desenvolvidos nas aulas envolvem análise de indicadores econômicos; mercado de capitais; cenários macroeconômicos; Direito Tributário; gestão econômico-financeira de custos; análise de investimentos e riscos e finanças internacionais.

Comentários ()

Seções