Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

Velocidade dos carros em Pelotas assusta especialistas

Velocidade dos carros em Pelotas assusta especialistas
12 novembro
16:24 2013

Pau Noy Serrano e Tom Daggers, dois dos maiores especialistas mundiais em mobilidade urbana, presentes à audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores sobre o tema, se mostraram surpresos com a velocidade dos carros nas ruas de Pelotas. Em um breve passeio de bicicleta, acompanhados pelo vereador Marcus Cunha (PDT) e pelo deputado Vinicius Ribeiro (PDT), autores da proposta do evento, os dois circularam pelo centro da cidade e concluíram que a velocidade dos veículos pode ser um fator inibidor do uso de bicicletas.

 “Se existirem ciclofaixas, os ciclistas vão criar o hábito de usar esse espaço para circular.” diz Tom Daggers

“Se existirem ciclofaixas, os ciclistas vão criar o hábito de usar esse espaço para circular.” diz Tom Daggers

Tom Daggers, que é holandês, acredita que, para incentivar o hábito de utilizar o veículo como meio de transporte é preciso, em primeiro lugar, oferecer condições. “Se existirem ciclofaixas, os ciclistas vão criar o hábito de usar esse espaço para circular.” Ele também comentou que, no Brasil, é comum escutar argumentos de que o uso da bicicleta varia conforme as condições climáticas. E disse que, na Holanda, isso não interfere. “Independentemente das condições do tempo, as pessoas usam a bicicleta sempre”.

O espanhol Pau Noy Serrano ressaltou que a bicicleta não ser utilizada apenas como hobby, mas como algo sério. Enfatizou a necessidade de relacionar a bicicleta com o transporte público. Nos Estados Unidos e Canadá, por exemplo , é comum encontrar bicicletas colocadas em hacks na frentes dos coletivos, quando o percurso do ciclista é longo. Em Amsterdã, contou, é comum empresários e profissionais liberais usarem a bicicleta como meio de transporte.

Ao se pronunciar a respeito da audiência, na manhã desta terça-feira, no plenário, o vereador Marcus Cunha destacou a importância do evento, para conscientizar a comunidade pelotense para a situação do trânsito e da questão maior da mobilidade urbana na cidade.

Segundo o parlamentar, os movimentos sociais do meio deste ano, que iniciaram por causa de R$0,20 no aumento das passagens no transporte coletivo, mostraram o caos vivido pelos grandes centros urbanos, e como é urgente que essa questão seja tratada. “Precisamos lutar por um transporte mais saudável e priorizar o ser humano que caminha, que usa a bicicleta, o transporte coletivo, a saúde pública e lutar para diminuir os acidentes de trânsito e melhorar a situação das cidades”.

Pau Noy Serrano acredita que a bicicleta deve ser usada como meio de transporte

Pau Noy Serrano acredita que a bicicleta deve ser usada como meio de transporte

Marcus Cunha concordou com as observações feitas pelos palestrantes estrangeiros a respeito da necessidade de redução da velocidade nas ruas de Pelotas. Ele lembrou que em diversas cidades europeias a velocidade máxima permitida para os veículos trafegarem na área urbana foi estabelecida em 30 quilômetros por hora. “Essa redução é o salto de qualidade”, comentou.

O deputado Vinícius Ribeiro, que preside a Comissão de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa, disse que a mobilidade deve ser um direito constitucional de todos. “É preciso investir nos planos de mobilidade municipais”, destacou. Ele informou que audiências semelhantes a realizada em Pelotas têm ocorrido em diversas cidades gaúchas, para que as pessoas participem das discussões sobre o plano e a política estadual da mobilidade urbana. Todas as reuniões são preparatórias para o seminário que o Ministério das Cidades realizará dia 02 de dezembro.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções