Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Zona Norte de Pelotas já conta com moderna unidade do Corpo de Bombeiros

Zona Norte de Pelotas já conta com moderna unidade do Corpo de Bombeiros
28 novembro
16:09 2013

A partir de agora todos atendimentos do Corpo de Bombeiros aos moradores dos bairros Três Vendas, Laranjal, Sítio Floresta, Sanga Funda e Areal serão realizados com mais agilidade e rapidez. Os serviços de prevenção e combate a incêndios ficarão a cargo do efetivo que já começou a atuar na nova sede situada na rua Joaquim Duval e que foi entregue à população na tarde da última terça-feira (26), durante cerimônia que reuniu autoridades civis, militares, empresários e comunidade em geral.

Prefeito Eduardo na cerimônia

Prefeito Eduardo na cerimônia de inauguração da nova guarnição – Foto: Rafa Marin/Ascom

A ideia começou em 2006, mas só foi possível avançar a partir de junho de 2011, resultado de parceria firmada com o Centro de Desenvolvimento Empresarial Zona Norte – CEZON e a Associação Rural de Pelotas. Os recursos e os investimentos estimados em R$ 425 mil reais foram capitaneados pela Entidade de Classe com a colaboração de empresários, associados, entidades de classe e parceiros de Pelotas que proporcionaram assim a instalação de mais uma Seção de Combate a Incêndio em Pelotas – totalizando em três unidades: uma no Centro, outra no Fragata e agora nas Três Vendas.

Barz em seu discurso, enalteceu a importância e o crescimento do bairro que tem forte característica comercial, com diversas instituições bancárias, de ensino, indústrias e com ascendente expansão por parte dos condomínios residencias, representando elevado índice populacional e que movimenta a economia do município.

O projeto idealizado pelo arquiteto e empresário Marcos Brandt seguiu as normas e adequações exigidas pelo Estado Maior e irá oferecer ao efetivo amplas instalações como área de convivência, sala de atendimento, alojamento, cozinha, banheiros e áreas que no futuro serão destinadas a formação de novas turmas, cursos e treinamento. “Hoje o empresário local demonstrou mais uma vez a sensibilidade com a comunidade, oportunizou a construção de um prédio moderno que irá atender uma população de mais de 160 mil habitantes, dando maior agilidade no tempo resposta aos atendimentos”, destacou Idemar Barz.

Idemar Corpo Bombeiros Zona Norte

Vereador Idemar Barz

Para o Major Marco Leandro Petry, comandante do 3º Comando Regional de Bombeiros, quanto mais rápido atender um sinistro, menos danos é causado, e a construção deste novo aquartelamento representa mais segurança à população.

“Inicialmente será disponibilizado um efetivo de 14 homens, que terão a disposição uma viatura de combate a incêndio tipo auto bomba tanque, com capacidade para 5 mil litros d’água, fruto de doação de empresários locais em 2006”, explicou Major Petry.

Corpo de Bombeiros Zona Norte 05

Nova guarnição irá beneficiar os bairros: Três Vendas, Laranjal, Sítio Floresta, Sanga Funda e Areal

Motivado pela alegria de ver o empreendimento ser concretizado, Idemar Barz, quebrou o protocolo e, como havia prometido durante as tratativas para a criação do espaço destinado aos bombeiros, subiu na viatura auto bomba e cantou o hino rio-grandense, acompanhado pela Banda da Brigada Militar, emocionando os presentes na cerimônia.

Estiveram presentes na solenidade o prefeito e a vice-prefeita de Pelotas, Eduardo Leite e respectivamente, Paula Mascarenhas, vereador Ademar Ornel, presidente da Câmara Municipal de Pelotas, vereadores tenente Bruno, Henrique Viana, Antônio Peres e Beto da Z3, tenente coronel Milton Gomes, representando o comando da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, Idemar Barz, Presidente do CEZON, Rodrigo Costa, presidente da Associação Rural de Pelotas, Luís Carlos Matozzo, assessor especial do gabinete do Vice Governador, representando o vice governador Beto Grill, tenente coronel Elizeu Vedana, representando o Comando Regional de Policia Ostensiva Sul, tenente coronel Claudionor de Vargas Nascimento, Presidente da Liga da Defesa Nacional – Núcleo Pelotas e ex-comandante do corpo de bombeiros, major Marco Leandro Petry, comandante do 3º Comando Regional de Bombeiros, major Sandro da Cunha Euzébio, comandante do corpo de bombeiros de Pelotas, major Eduardo Perachi, comandante do Colégio Tiradentes de Pelotas, major Enilton Gey Albuquerque, comandante interino do 4º BPM e Jaques Reydams, Diretor Presidente do SANEP, além de oficiais, praças e a comunidade em geral.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções