Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Colégio Pelotense completa 115 anos

Colégio Pelotense completa 115 anos
24 outubro
08:42 2017

Nesta terça-feira, o Colégio Municipal Pelotense completa 115 anos. Para comemorar a data, a equipe diretiva está realizando série de atividades junto à comunidade escolar. Ontem à tarde, para alunos do ensino fundamental, houve recreação e lazer com brinquedos infláveis. Nesta terça haverá sequência à programação. De acordo com o diretor Arthur Katrein, pela manhã, com início às 9h, acontecerá apresentação da Banda do 9º BIMtz. A solenidade será interna. À noite, a partir das 20h, apresentação da Orquestra Estudanil Areal, sob a regência da professora Lys Márcia Ferreira.

diretor Arthur Katrein

diretor Arthur Katrein

HISTÓRIA – Em 1902, a maçonaria criou o então “Gymnásio Pelotense”. À época, conforme a pesquisadora e escritora Giane Lange do Amaral (UFPel), o educandário foi alternativa de ensino laico primário e secundário. Assim, contrapunha-se ao ensino do “Gymnásio Gonzaga”, fundado em 1894. Conforme divulgação: “Nos primeiros anos, o ‘Gymnásio’ funcionou como uma escola destinada apenas a meninos de classes sociais mais abastadas, pois era pago, sob regime de internato e externato. Mas já em 1913, havia uma aluna, Julieta Teles. E a partir daí, meninas passaram a ser aceitas para estudarem junto com os meninos, embora tenham sido, por algumas décadas, minoria no colégio. E a partir daí, meninas passaram a ser aceitas para estudarem junto com os meninos, embora tenham sido, por algumas décadas, minoria no colégio”.

Ginásio PelotenseENDEREÇOS – As aulas começaram em 1903, no casarão da rua Dr. Miguel Barcellos nº 563. Diante do aumento das matrículas, a escola mudou-se, no mesmo ano, para o palacete da Félix da Cunha esquina com Tiradentes – atualmente sedia unidade da UFPel. Em 1920, foi municipalizado. A denominação Colégio ocorreu em 1943. No ano de 1961 houve a transferência à rua Marcílio Dias 1.597, esquina com a avenida Bento Gonçalves. Emails: [email protected]; [email protected]. Informações: 3225.6837. Na internet: colegiopelotense.com.br

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções