A operação do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) também mantém monitoramento constante das condições climáticas na área, para garantir a segurança do efetivo, bem como o trabalho contínuo de análise de engenharia da estrutura colapsada.
"As equipes de busca e resgate seguirão se revezando. Não pararemos o serviço, mantendo o controle para evitar risco excessivo ao pessoal, mas estaremos atuando de forma incessante", afirmou o tenente-coronel Eduardo Estevam Rodrigues, comandante do 1° Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), que coordena os trabalhos.A ação utiliza todos os equipamentos necessários para escoramento e remoção de concreto e outros materiais, de forma a avançar no resgate do primeiro-tenente Deroci de Almeida da Costa e do segundo-sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós.
Dentro do esforço integrado com outras instituições, que têm dado apoio à operação, a Polícia Federal esteve no terreno na tarde de sábado e registrou imagens do prédio com uso de um drone. O material, coletado pelo setor técnico-científico da PF, é utilizado em um software da instituição que permite realizar um modelo em 3D da edificação.
Essa técnica viabiliza um estudo mais aprofundado da estrutura que colapsou com o incêndio da noite da quarta-feira (14/7), de forma a avaliar as melhores opções de abordagem e emprego do efetivo no trabalho.