A inclusão no Programa garante aos produtos o selo Sabor Gaúcho, uma importante marca de reconhecimento
Salame e linguiças sem conservantes estão entre os principais produtos fabricados pela Lagoinha Embutidos, a primeira agroindústria do segmento certificada pelo Programa Estadual de Agroindústrias Familiares (Peaf) no município de Cerrito. A inclusão no Programa garante aos produtos o selo Sabor Gaúcho, uma importante marca de reconhecimento que valoriza a qualidade, a identidade e a legalização dos empreendimentos familiares gaúchos, ressaltando sua importância para o fortalecimento da agricultura familiar e da produção regional.
A entrega do certificado de inclusão foi realizada na quarta-feira (28/10) aos proprietários do estabelecimento, Vladimir Torres da Rosa e Michele de Freitas Correa. O ato contou com a presença dos extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar Alessandra Rodrigues e Leandro Andrade, do vice-prefeito Wagner Tessmer e do secretário de Desenvolvimento Rural de Cerrito, Rafael Lopes. Na ocasião, Leandro destacou que a certificação abrirá novas possibilidades de comercialização para o empreendimento e parabenizou a família pela qualidade dos produtos.
A agroindústria recebe apoio e acompanhamento das equipes municipal e regional da Emater/RS-Ascar desde o início da elaboração do projeto. A família também foi beneficiária do programa Agrofamília Agroindústrias, em 2024, e recebeu recursos da Consulta Popular, em 2018. Segundo Vladimir, esses investimentos, aliados ao apoio da Instituição, foram fundamentais para a construção do empreendimento e a conquista do Selo.
Além do salame, que possui sal de cura em sua composição, os consumidores poderão encontrar na agroindústria linguiças totalmente sem conservantes, nas versões cortadas à faca, mista congelada e defumada. Também são oferecidas opções com sabores diferenciados, como a linguiça com queijo provolone defumado e a linguiça tipo portuguesa, preparada com queijo, cebola, parmesão e tomate.
Foto: Alessandra Rodrigues, Emater/RS-Ascar