Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

159 ANOS : Beneficência Portuguesa aniversaria e inaugura novo Setor de Nutrição

159 ANOS : Beneficência Portuguesa aniversaria e inaugura novo Setor de Nutrição
16 setembro
09:59 2016

A Beneficência completa hoje, 159 anos. Quando criada tinha como objetivo oferecer auxilio à comunidade lusitana, que escolhia Pelotas para fixar sua residência.

O atendimento oferecido não se limitava apenas à área da saúde, mas a todo tipo de ajuda na adaptação na nova cidade. A Instituição prestava inclusive ajuda assistencial a indigentes.

Ao longo dos anos, a Beneficência foi crescendo. Na sua fundação possuía trezentos e cinquenta sócios e um local provisório. Após alguns anos, começou a atender não apenas sócios e a comunidade lusitana, mas todos que precisavam de assistência. Passou a ter endereço próprio, mudou e reformou diversas alas, ampliou seu número de leitos.

Em 2015 foram feitas mais de oito mil internações nas unidades do hospital

Em 2015 foram feitas mais de oito mil internações nas unidades do hospital

Hoje, a Sociedade Portuguesa de Beneficência se transformou em um dos hospitais mais importantes da zona sul do Estado, distribuído em um complexo de 17 mil metros quadrados, entre as ruas Andrade Neves, General Osório, Gomes Carneiro e Uruguai.

Manter um hospital do porte da Beneficência Portuguesa é uma tarefa complexa. Ao todo são mais de 730 colaboradores diretos, possuímos 255 leitos divididos em dez unidades (sendo duas Unidades de Terapia Intensiva), e atendemos diversas especialidades. Cerca de duas mil pessoas passam diariamente pelos corredores da instituição, seja para acompanhar ou visitar um paciente, ou utilizar os mais diversos serviços de exames e consultas.

A Beneficência possui quatro serviços próprios (Urologia, Nefrologia, Cardiologia e Hemodinâmica), e além destes a Instituição mantém parceria nos serviços de Ressonância Magnética (juntamente com a CTSul) e Hiperbárico (Nuclear Sul). Ainda existem outros serviços e exames oferecidos por empresas terceirizadas (Nuclear Sul, Clínica Visão, Anestesia, Angiocor, CDI, RSul/CTSul, Lapacit).

O Pronto Atendimento do Saúde Maior tem um espaço de mais de 500m2, e atende em média 300 pessoas diariamente, contemplando usuários do plano, sócios, outros convênios e particulares.

Em 2015 foram feitas mais de oito mil internações nas unidades do hospital, também ultrapassou esta marca, o número de cirurgias no Bloco Cirúrgico.

Passado mais de um século e meio, a Beneficência Portuguesa segue o ideal a qual foi criada, buscando sempre a excelência nos serviços somado ao atendimento de qualidade e humanizado, e isso só é possível graça ao esforço de todos, colaboradores, Corpo Clínico e empresas terceirizadas.

NOVO SETOR DE NUTRIÇÃO

Seguindo o planejamento de investimentos e melhorias dos setores e espaços físicos do Hospital, a construção do setor de nutrição começou no segundo semestre de 2015. Situado no andar térreo do hospital (aonde era situada a antiga Lavanderia), O Setor nutrição teve um investimento de aproximadamente 2 milhões de reais e possui 650m2 de área, totalmente planejado para tornar-se um ambiente integrado e totalmente funcional proporcionando maior rapidez e agilidade nos processos.

FRANCISCO José Leal Serra, presidente do Hospital

FRANCISCO José Leal Serra, presidente do Hospital

A logística de recebimento e armazenamento de alimentos, materiais e produtos será facilitada devido à sua localização, com acesso ao pátio interno do hospital, próximo ao portão de entrada, localizado na Rua Uruguai.

A cozinha foi projetada para ser funcional moderna e prática, com equipamentos em aço inoxidável, os quais já estão sendo adquiridos. O local contará com duas câmaras frias (uma de congelamento e outra de resfriamento). Também será instalado um moderno sistema de exaustão. Assim será possível reduzir o custo na produção e no tempo de preparo, sem prejudicar a qualidade dos alimentos.

Todo o espaço físico terá iluminação com lâmpadas de led, sistema que proporciona maior vida útil às lâmpadas, com menor custo.

O colaborador do hospital também ganhará um novo espaço para suas refeições, pensado detalhadamente para o seu bem estar. O local contará mesas e cadeiras confortáveis e serviço de buffet, a idéia é que no futuro o restaurante seja aberto aos visitantes e a comunidade em geral.

Todo o local foi devidamente vistoriado e está de acordo com todas as exigências da Vigilância Sanitária. A inauguração ocorreu ontem.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções