Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Em quais estados do Brasil o espanhol é amplamente falado?

Em quais estados do Brasil o espanhol é amplamente falado?
21 outubro
19:12 2022

Descubra quais são os locais do Brasil que existem mais falantes em língua espanhola

RESUMO: Saiba um pouco mais sobre os locais em que existem mais falantes em língua espanhola. Entenda o motivo para que tantas pessoas que falam essa língua estejam localizadas na mesma região e saiba a importância de conhecer o espanhol como uma segunda língua.

Todo mundo sabe que a língua oficial do Brasil é o português, mesmo que o idioma tenha suas alterações comparadas ao dito em Portugal ele ainda continua o mesmo. Por todo o país existem diversas línguas diferentes faladas como a principal ou segunda língua, isso acontece devido à trágica história de colonização do país e a sua grande extensão territorial.

O espanhol está entre as línguas mais faladas em todo o território nacional, muito disso está relacionado à suas fronteiras que permite a quem mora próxima elas fazer uma viagem e até mesmo frequentar uma escola de espanhol em Buenos Aires. Só o estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, faz fronteira com o Uruguai e a Argentina dois países em que o espanhol é a língua oficial.

Essa proximidade influencia diretamente no uso diário da língua, geralmente que mora perto de fronteiras acaba aprendendo os dois idiomas. Devido à proximidade a duas extremidades de países é muito comum que quem viva nessas regiões trabalhe justamente com relações comerciais, politicas e sociais entre os dois países. Para saber mais sobre estudar espanhol em outro país clique aqui.

Tudo isso influência diretamente no uso da língua espanhola como segunda língua, mas além do Rio Grande do Sul existem muitos outros estados que também usam bastante essa língua. Veja mais sobre isso abaixo:

Estados que mais falam espanhol no Brasil

Segundo dados do site Ethnologue existem cerca de 460 mil falantes em espanhol no Brasil. Apesar de parecer um número baixo comparado a quantidade de pessoas que moram no país esse dado é muito alto, principalmente quando se leva em conta que para estar entre esses 460 mil você tem que ser fluente em espanhol. Esse dado é bastante para fazer do espanhol uma das línguas mais faladas no Brasil junto ao inglês e o Francês.

Geralmente quem fala espanhol está localizado em centros que atraem muitos turistas ou que fazem fronteira com países que foram colônias espanhola. Por exemplo, São Paulo, Bahia, e Rio de Janeiro são três dos estados com maior densidade de falantes em espanhol e isso tem a ver com as relações econômicas e o turismo muito forte na região.

Quem vive nesses estados e trabalha com comércio ou turismo geralmente se vê obrigado a aprender espanhol já que grande parte de sua clientela domina essa língua. Pouco é dito sobre isso, mas o espanhol junto ao inglês é uma das línguas mais faladas do mundo, portanto ela está presente em todos os cantos e pode ser útil em muitas ocasiões.

No caso de estados que fazem fronteiras com países que falam espanhol muito do uso da língua está ligado à história da região e as relações internacionais que surgem por lá. O Rio Grande do Sul, Acre, Roraima, Mato Grosso, Paraná, e Santa Catarina fazem fronteiras com países em que o espanhol é amplamente dito e por consequência o espanhol é muito usado nas fronteiras.

O que faz a língua portuguesa ser a língua mais falada do Brasil?

Você deve se lembrar da história de colonização do Brasil, certo? Por muitos séculos, mais especificamente entre o inicio do século XVI e o início do XIX, o Brasil foi uma colônia de Portugal, o processo de colonização foi bastante agressivo, mas nada comparado aos outros países da América Latina. Durante esse período Portugal realizou diversas excursões ao longo do território e foi chamando cada parte como território Português.

Durante esse período de tempo Portugal e Espanha eram considerados as grandes potências mundiais e para evitar atritos o território de ambos foi respeitado. A Independência de cada região do Brasil aconteceu de forma separada, mas praticamente no mesmo período de tempo e todo esse processo acabou tornando o Brasil fluente em português.
Muito da cultura original do Brasil se perdeu durante a colonização, hoje em dia muitas línguas indígenas foram dadas como mortas justamente por conta desse triste processo de colonização. O fato de todo o território Brasileiro ter o português como língua oficial só demonstra como foi grande o processo de excursão feito por Portugal.

Hoje em dia o Português continua sendo a língua mais falada do Brasil, mas muito disso se passa por uma lei criada no ano de 2000 que tornou o inglês a língua ensinada nas escolas. Isso fez com que o inglês ganhasse mais espaço no país e o espanhol se afastasse um pouco do dialeto brasileiro o que ajudou ao português se manter como língua mais falada.

Em que lugar é mais fácil aprender espanhol?

Apesar de o Português ser predominante no país, muita gente investe em conhecer o espanhol para abrir novas oportunidades no mercado de trabalho. O Rio Grande do Sul é o estado ideal para começar estudar espanhol no Brasil, mas se quer um ensino de qualidade e que garante que você será fluente em espanhol o ideal é viajar ao exterior para aprender o idioma.

O Brasil faz fronteira com a Argentina um país que possui uma escola de espanhol para estrangeiros incrível, a Expanish. Em locais como esse você tem a oportunidade de aprender o espanhol na prática e ainda ganha a grande vantagem de poder praticar com falantes nativos da língua o que torna o processo de aprendizagem muito mais rápido e simples.

Aprender espanhol fora do país traz muitas vantagens a você já que todo o processo de aprendizagem se torna mais significativo e você ainda ganha no currículo um lugar de destaque para seus estudos internacionais. Na atualidade de qualquer canto do Brasil você consegue viajar para fora para estudar, já que o país possui uma excelente relação com outros países o que torna muito mais simples seu processo de ingressar em uma escola estrangeira.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções