Vereador Peixoto destaca importância do inPel

Marca que define o ecossistema de inovação de Pelotas foi lançada no Parque Tecnológico
Representante da Câmara Municipal de Pelotas no Board Consultivo do ecossistema de inovação, dentro do segmento Governo, o vereador Antônio Peixoto (PSD) acompanhou, na última terça-feira (10), no Pelotas Parque Tecnológico, o lançamento da identidade visual da marca InPel.
Todas as ações, eventos e projetos idealizados pelos atores do hub de inovação de Pelotas
passam a adotar o símbolo como forma de consolidar a marca InPel. “Agora temos uma identidade que muito bem nos define. Precisamos solidificá-la, nos apropriarmos dela por meio dos diversos segmentos que atuam na economia de Pelotas, construindo essa identidade local e fazendo com que nosso ecossistema se torne uma referência regional no país em ações de inovação e conhecimento”, projetou o vereador Peixoto, que preside a Comissão de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Legislativo municipal.
InPel
Desenvolvida pelo Instituto Sigales, a marca InPel remete a tudo o que acontece, pertence ou se cria em Pelotas. A construção da identidade foi concebida por meio de traçados, cores e formas que ilustram um setor em constante movimento a partir da unificação de conceitos: a imagem carrega contornos que contemplam a geografia do município seus espaços urbanos e rurais, a história com o formato que lembra uma embarcação à vela, a confluência de diálogos e o movimento de hélices por meio da interação do setor. Tudo com o sentido de projeção para além de Pelotas.
Ecossistema de inovação
Iniciado em 2023, o movimento intitulado núcleo de inovação de Pelotas traçou um Board Consultivo constituído pelo Sebrae e por quatro segmentos identificados como hélices:: Sociedade Civil, representada pela Associação Comercial de Pelotas (ACP) e Tecnosul ( Pelotas Parque Tecnológico); Universidades (UFPel e IFSul); Empresas (Sicred e Lifemed) e Governo (Prefeitura e Câmara Municipal).O principal objetivo é posicionar Pelotas como uma referência em inovação regional e nacional, por meio da articulação entre poder público, universidades, setor privado e sociedade civil. A união de esforços busca fortalecer o ecossistema local de inovação, impulsionar iniciativas de impacto social e econômico, conectar agentes estratégicos e promover um ambiente colaborativo, inclusivo e sustentável.