Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

18 ANOS DEPOIS : Felipão volta ao Grêmio

30 julho
09:45 2014

Treinador traz a esperança de reconquista da alma de um time vencedor

Felipão retorna ao clube no qual começou trajetória de multicampeão

Felipão retorna ao clube no qual começou trajetória de multicampeão

Depois de 18 anos, Luiz Felipe Scolari retorna ao Grêmio – clube no qual ele se tornou multicampeão na década de 90. A contratação foi confirmada no começo da tarde desta terça-feira, depois de o presidente Fábio Koff ter viajado para São Paulo, com a finalidade de convencer o treinador a retornar ao tricolor gaúcho. Felipão será apresentado nesta quarta-feira e terá Flávio Murtosa e Ivo Wortmann como auxiliares, além de André Jardine que é funcionário do clube. Na preparação física segue Flávio Mahseredjian.

Felipão e Tite eram os preferidos do Grêmio para substituir Enderson Moreira, que teve o contrato rescindido no domingo, após a derrota de 3 a 2 para o Coritiba na Arena. Como Tite não pretende assumir nenhum clube até outubro, Koff concentrou todos os esforços para contratar Felipão. Os dois trabalharam juntos de 1993 a 1995 (os anos mais vitoriosos da história do clube).

A contratação de Luiz Felipe Scolari se torna a última cartada de Fábio Koff para salvar a temporada do Grêmio e dar ao clube um título de expressão que não ocorre há 13 anos. O dirigente prometeu, inclusive, que irá concorrer a reeleição em setembro para ficar mais dois anos na presidência. A conquista do título da Copa do Brasil e uma vaga na G4 do Brasileiro são as metas. Na competição nacional, o Tricolor se afastou nove pontos do líder Cruzeiro, mas se encontra a três da zona de classificação para a Libertadores.

MARCADO – Já Felipão tenta reencontrar no Grêmio a condição de se recuperar do fracasso na Copa do Mundo, quando ficou marcado por ser o técnico do maior fiasco na história da Seleção Brasileira: a goleada de 7 a 1 para a Alemanha. Sua despedida do cargo de comandante do time brasileiro foi deprimente, com 10 gols sofridos em dois jogos. Antes, o último trabalho de Luiz Felipe em clube também foi finalizado com fracasso: o rebaixamento do Palmeiras no Brasileiro de 2012.

É a terceira vez que o Grêmio contrata Luiz Felipe. A primeira foi em 1987, quando o treinador passou pelo clube ganhando o título gaúcho. Depois retornou em 1993 para a sequência de conquistas: Copa do Brasil de 1994; Gauchão e Libertadores em 1995; Recopa, Gauchão e Brasileiro em 1996.

A estreia de Felipão será no Gre-Nal do dia 10 de agosto, no Beira-Rio. Mesmo que o treinador se apresente nesta quarta em Porto Alegre, o comando do time no jogo diante do Vitória, sábado, em Salvador, será de André Jardine.

Comentários ()

Seções