Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

281 MIL VISITANTES : Números da 25ª Fenadoce comprovam a capacidade de se reinventar a Feira

281 MIL VISITANTES : Números da 25ª Fenadoce comprovam a capacidade de se reinventar a Feira
20 junho
08:55 2017

25ª Feira Nacional do Doce chegou ao fim domingo, com números além da expectativa e a valorização da cultura local em evidência.

Ao longo dos 19 dias de feira foram contabilizados 281 mil visitantes e 2 milhões e 260 mil doces vendidos. As novidades desta edição, como o espaço Arte do Doce, produzido pelo artista plástico Madu Lopes, atraíram turista de todo o país e também do exterior, totalizando 540 ônibus de excursões com 24.840 pessoas. A feira, que nesse ano homenageou as doceiras com o tema “Doce: A nossa grande história”, ainda recebeu gratuitamente 42.500 crianças de escolas da rede pública da região. Para a 26ª edição, em 2018, as datas já foram anunciadas: de 30 de maio a 17 de junho.

Apesar das dificuldades pelas quais a economia do país passa nos últimos meses, os números da Fenadoce 2017 comprovam a capacidade de se reinventar da feira, segundo comentou a Conselheira Gestora da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL), Vanisse Krause: “Privilegiamos os artistas locais e valorizamos a figura da doceira, foram projetos que levaram a Fenadoce a ser o sucesso que foi”. Para ela, a união entre todos os envolvidos é o ponto marcante da feira. “Temos aqui a união de empresários com o poder público e a comunidade, é uma mobilização conjunta que leva o nome de Pelotas cada vez mais longe, promove o turismo e gera emprego e renda”, salientou.

A presidente da Associação dos Produtores de Doces de Pelotas, Luciana da Silva, também avaliou positivamente os resultados da feira. “Havia um receio no início pela crise no país, mas foi tudo ótimo, as vendas superaram as expectativas e o próprio medo das doceiras”, afirmou. Ela frisou que o sucesso também passou pela aprovação dos visitantes. “Os clientes notaram que a feira mudou, a Fenadoce realmente é assim, a cada ano ela vem se superando”, acrescentou.

FORAM vendidos 2 milhões e 260 mil doces

FORAM vendidos 2 milhões e 260 mil doces

A edição deste ano começou a ser idealizada ainda em 2016, conforme explica o prefeito da feira, Renan Martinez. “Essa foi uma feira construída desde o fim da 24ª edição, o que nos deu uma grande vantagem organizacional”, afirma. Sobre as mudanças, como o novo sistema de atendimento da Praça de Alimentação, Martinez destaca que foram necessárias e aprovadas. “A mudança na Praça de Alimentação era uma solicitação dos visitantes e dos expositores e acabou sendo aprovada por ambos”, ressalta ele. Quanto aos expositores, ele acredita que a feira esteve ainda mais organizada do que nos anos anteriores. “A venda antecipada para expositores com projetos qualificados mudou a cara da feira, deixou o ambiente mais bonito”, explica ele, adiantando que a construção da feira de 2018 já está em andamento. “Desde essa última semana já estamos projetando a Fenadoce 2018”, conta.

Para o Executivo do CDL, Adilson Lucas Buroxid, o apoio de entidades como a Brigada Militar, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil e a Ecosul foram fundamentais para que o evento transcorrer com o mínimo de problemas. Ele ressaltou também que já existe um compromisso da CDL de realizar melhorias em diversos setores da feira, como o estacionamento. “Não houve até o momento a condição financeira necessária para uma área tão grande. Sabemos que há um ponto do estacionamento que fica mais prejudicado durante as chuvas e procuramos realizar manutenção durante o andamento da feira, mas iremos buscar apoio e recursos para solucionar o problema para outras edições”, disse ele.

Em 2016 a Fenadoce havia recebido 271 mil visitantes e comercializado 2 milhões e 100 mil doces. As 450 excursões totalizaram 15 mil pessoas, enquanto que as visitas escolares gratuitas contabilizaram 35.200 alunos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções