Diário da Manhã

quinta, 13 de dezembro de 2018

Notícias

AGROINDÚSTRIA FAMILIAR : Pelotas possui 23 empreendimentos em construção

31 julho
08:29 2018

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), através do Programa de Agroindústria Familiar, incentiva e fomenta o crescimento de estabelecimentos desta natureza no Município.

Equipe técnica auxilia em todo o processo. Na etapa de construção, confecciona plantas e auxilia nas licenças necessárias para o funcionamento dos negócios. Dois abatedouros, seis agroindústrias de charque e/ou embutidos e mais 15 de produtos diversificados de origem animal ou vegetal encontram-se em obras.

   ”Precisamos pensar em ações que melhorem a renda dos agricultores e empreendedores com o beneficiamento dos produtos agrícolas. A agroindustrialização, além de ser lucrativa, contribui para que os jovens permaneçam no campo, pois o trabalho é menos penoso e melhora o padrão de vida das famílias”, justifica o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.

EQUIPE da SDR visitou as obras de um dos abatedouros

EQUIPE da SDR visitou as obras de um dos abatedouros

ABATEDOUROS

   Dois novos abatedouros estão em construção: Abatedouro Charqueada e o Novo Rutz. O primeiro fica localizado na estrada das charqueadas, no Areal; o segundo é um projeto novo, no 4º distrito, Triunfo, de proprietário que já possui estabelecimento do gênero na mesma localidade.

   A SDR validou os dois projetos e acompanha as obras das futuras empresas que abaterão cerca de 30 animais por dia, entre bovinos e caprinos. Os empreendimentos entrarão em funcionamento quando concluídas as obras e recebidos os alvarás sanitários. A previsão indica o final do mês de setembro.

CHARQUE E EMBUTIDOS

   A equipe técnica da Secretaria confeccionou as plantas de seis novas agroindústrias de produtos de origem animal – embutidos. Para que estes estabelecimentos entrem em funcionamento, é necessária juntada documental – documentação da empresa, licença ambiental e dos bombeiros, além do contrato com responsável técnico e as plantas.  Algumas estão adiantadas, com o processo na fase de solicitação de alvará sanitário.

   As futuras agroindústrias de embutidos são a Treichel (inclui fabricação de charque), a Nicolini, o Mercado Bergman, a Casa de Carnes Lemes, a Cia da Carne (inclui charque), e a leandro Charque e Embutidos.

OUTRAS EM CONSTRUÇÃO

   Outras 15 agroindústrias de produtos diversificados de origem animal ou vegetal estão em construção. Os estabelecimentos são separados pela natureza da matéria-prima, como pescado, derivados de leite, mel. No caso de origem vegetal, estão inseridos os cogumelos.

   Assim como nas demais, a SDR tem participação decisiva na construção dos empreendimentos e na orientação dos proprietários. Estão em obras o Conapz (entreposto de mel, nas Três Vendas), a Cooperativa do Leite (na Cascata), Queijos Tenda Colonial (Monte Bonito), Queijaria Ane Crochemore (Monte Bonito), Peixaria do Machinho (Navegantes), Peixaria do Luciano (Areal), Peixaria do Jean (Z-3), Peixaria do Álvaro (Z-3), Peixaria do Pontal (Pontal-Laranjal), Entreposto de Ovos (Pontal-Laranjal), Entreposto de Ovos Sul Ecológica (Estrada da Gama), Cogumelos Hirataki (Cerrito Alegre), Cogumelos Ironi (Areal), Entreposto de Mel Serramel (Três Vendas), e Entreposto de Mel Castelhano (Monte Bonito).

Comentários ()

Seções