Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

APOIO : Entidades contam com o Diário da Manhã na luta pela retomada urgente das obras da BR-116

17 março
09:14 2017

O jornalista Hélio Freitag, diretor-presidente do DIÁRIO DA MANHÃ recebeu ontem a visita de uma comitiva que representa diversas entidades da Zona Sul do Estado que estão mobilizadas na luta pela retomada das obras de duplicação da BR-116.

O grupo integrado por Antonio Carlos Bacchieri Duarte (Aliança Rio Grande), Demócrito dos Santos (UCPel), Roselani Silva (Corede Sul) e Gilmar Bazanella, entregou o seguinte ofício ao jornalista Hélio Freitag, pedindo apoio do jornal nessa caminhada, que de pronto foi aceito:

OFÍCIO entregue ao jornalista Hélio Freitag

OFÍCIO entregue ao jornalista Hélio Freitag

Ao diretor-presidente do Diário da Manhã, Hélio Freitag

Ao cumprimentá-lo respeitosamente, vimos, em nome das entidades abaixo assinadas, abordar a questão da situação das obras de duplicação da BR-116 (trecho Guaíba-Pelotas).

Este trecho da rodovia liga o centro produtivo do Estado ao Porto do Rio Grande, traduzindo-se no principal eixo de escoamento da nossa produção. Em torno de 75% do transporte executado pelo Terminal de Containers – Tecon utiliza essa via. E mais: aproximadamente 70% da exportação gaúcha tem na BR-116 o principal acesso ao Porto. Ou seja, o Super Porto conecta as empresas gaúchas ao mundo e apresenta-se essencial para o desenvolvimento do Estado.

Ocorre, prezado senhor, que as obras estão praticamente paralisadas, como é sabido pelas inúmeras notícias divulgadas, muitas delas neste estimado veículo. Os prejuízos são incontáveis. Além da conhecida deterioração de tudo que já foi feito, muitas vidas têm sido ceifadas ou prejudicadas em função dos constantes acidentes ocorridos por causa das obras. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), metade dos acidentes com vítimas fatais se dá em colisões frontais, justamente pelo alto número de veículos transitando em faixa simples.

O Diário da Manhã é um porta-voz da nossa Zona Sul. O jornal, que sempre dá espaço aos mais variados temas, com um jornalismo de extremo respeito ao município e à região, através de notícias e opiniões, impacta no cotidiano das pessoas. Exatamente por isso pedimos seu engajamento para trazer ainda mais força a esta urgente demanda. O Extremo Sul brada por este apoio fundamental.

Precisamos captar mais R$ 200 milhões do orçamento geral da União, que podem ser remanejados de projetos/ações previstos, mas impossibilitados de serem executados no exercício 2017. Além disso, é fundamental um suporte para pressionar a bancada gaúcha no Congresso Nacional, visando a liberação de novas emendas parlamentares ainda este ano e para a ampliação de recursos no orçamento da União em 2018.

Justifica-se esse pleito às condições favoráveis do trecho da BR-116 entre Guaíba e Pelotas. Apesar do ritmo lento das obras, as vias estão totalmente capacitadas para a continuidade da duplicação sem nenhum entrave estrutural e/ou ambiental. Certo de que a solicitação será atendida, fiquem com nossos votos de estima e consideração.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções