Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

ATENÇÃO PRIMÁRIA : Saúde vai cadastrar 342 mil moradores

24 junho
09:28 2020

Visando assegurar recursos para a Atenção Primária, a partir do novo modelo de financiamento implementado pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde (SMS) prepara-se para iniciar, na próxima semana, o cadastramento de toda a população local – mais de 342 mil moradores no Município, independentemente de utilizarem ou não o atendimento do sistema público. Simultaneamente ao cadastro, será realizado o trabalho de territorialização do público a Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Nesta semana, a Atenção Primária promoveu reunião virtual, para discutir e traçar estratégias a serem adotadas para territorialização e cadastro. A diretora do setor, Cristina Vetromila, explica que “áreas da cidade tiveram acréscimo populacional sem definição de vínculo com alguma UBS, a exemplo dos moradores dos residenciais Roraima e Amazonas, no Sítio Floresta. Para vincular o público a determinada Unidade, faremos a territorialização. Para esse trabalho, contaremos com apoio de técnico da rede municipal de saúde, com amplo conhecimento na área”.

O cadastro será feito pelos agentes comunitários

O cadastro será feito pelos agentes comunitários

CADASTRO

O cadastro populacional será feito pelos agentes comunitários de Saúde. Nas unidades tradicionais, que não contam com agentes, o método a ser adotado está em definição. Para se cadastrar, o morador só precisará apresentar um documento e o cartão SUS. Quem não o possui deve providenciá-lo na UBS mais próxima.

Cristina Vetromila salienta que, em Pelotas, pouco mais de 155 mil pessoas são cadastradas. “Esse número corresponde a 40% dos moradores. A meta é chegar a 100%, com o cadastro de mais de 342 mil”, explica.

A reunião virtual, coordenada pela diretora Cristina Vetromila e pela coordenadora do Núcleo de Ensino e Serviço do Programa de Residências Médicas Mais Médicos, Aline Gepertt, contou com a participação do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Guilherme Belletti; da representante do trabalho de Planificação da Saúde no Município e do Núcleo Municipal de Educação Coletiva em Saúde (Numesc), enfermeira Luciana Soares; e da integrante da área de Planejamento da SMS, Raquel Elias. Como convidada, participou a professora aposentada da Faculdade de Odontologia da UFPel, Tânia Bighetti.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções