Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

BIKEPEL : Nova alternativa para ciclistas

BIKEPEL  : Nova alternativa para ciclistas
21 agosto
10:35 2017

No último sábado foi celebrado o Dia Nacional do Ciclista. Mas em breve os usuários deste meio de transporte alternativo terão mais motivos para comemorar. Em setembro a Prefeitura irá publicar o edital do projeto BikePel, um sistema de aluguel de bicicletas públicas.

Sucesso em cidades como Porto Alegre e Rio de Janeiro, a ação contará com 15 estações divididas em pontos estratégicos da cidade, com 150 bicicletas disponíveis para circulação e outras 15 de reserva, visando atender diferentes pontos do Município.

Cada estação possuirá 14 lugares com 10 bicicletas alocadas e quatro espaços livres à espera de devoluções. O usuário poderá utilizar a bicicleta por um período de uma hora, sendo obrigatório intervalo de 15 minutos entre o uso. Sábados, domingos e feriados o tempo de uso fica em 1h30min, com o mesmo intervalo de 15 minutos. A retirada de bicicletas das estações será das 6h às 23h, podendo devolver a bicicleta uma hora após o fim do funcionamento.

O controle dos usuários nas estações será feito por meio de telefone ou via aplicativo de celular, que serão definidos futuramente com a empresa vencedora do processo licitatório. O valor do pagamento será definido até o fim do mês. O secretário de Transporte e Trânsito (STT), Flávio Al Alam afirma que as 15 estações foram divididas pensando na distância e na ligação que possuem entre si.

“A expectativa é muito boa, com esse sistema oferecemos alternativa para estudantes das universidades, aos turistas que desejam conhecer os pontos do Município e aos trabalhadores que queiram utilizar as bicicletas de aluguel como meio de locomoção”, afirma Al Alam. Duas estações serão móveis e poderão ser transferidas para a praia do Laranjal no verão.

LOCAIS QUE IRÃO CONTAR COM AS ESTAÇÕES:

1. Campus Anglo da UFPel

2. Campus da Arquitetura da UFPel

3. Praça do Direito

4. Praça Coronel Pedro Osório

5. Praça Coronel Pedro Osório

6. Praça 20 de Setembro – IFSul

7. Avenida Duque de Caxias (antigo posto)

8. Bento Gonçalves com rua Professor Araujo (Colégio Municipal Pelotense)

9. Parque Dom Antônio Zattera (Doutor Amarante x Andrade Neves)

10. Dom Joaquim com avenida Republica do Líbano

11. Praça do Colono

12. avenida Fernando Osório com av. Salgado Filho

13. avenida Republica do Líbano com av. Salgado Filho

14. Parque da Baronesa

15. Rótula da avenida Bento Gonçalves com av. Ferreira Viana

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções