Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

BR FUTSAL : Projeto salonista é referência regional

28 janeiro
08:27 2020

Expansão degrau a degrau, mais de 250 alunos, competições, medalhas e maiores alcances para 2020

Por: Henrique König

Coordenar um projeto com mais de 250 jovens não é fácil. Mas o professor de educação física Henrique Braga investe e colhe frutos de seu projeto, o BR Futsal, que hoje conta com mais oito professores. Segundo o responsável, o crescimento foi bastante ligeiro e as competições estaduais, nacionais e com respingos internacionais estão nos planos.

Para entender essa trajetória, é preciso voltar para conhecer o personagem principal dessa resenha. Henrique Braga iniciou no Futsal aos 6 anos no Caixeiral, treinado pelo famoso Marciano, pai de Gustavo Bastos e Biel, jogadores nacionais de futebol e futsal, respectivamente.

Sempre gastando a bola nas quadras, aliou o gosto pelo futsal ao trabalho. Educador físico com licenciatura e um mais recente bacharelado, Braga está apto para desenvolver as atividades na modalidade.

BR FUTSAL

“O BR Futsal foi fundado em fevereiro de 2016, vai fazer quatro anos. Quando eu saí da franquia do Botafogo em Pelotas, encerrei o ciclo para abrir minha própria escola. Iniciamos no ginásio da escola Érico Veríssimo. Em julho, com o aumento da demanda, trocamos de casa para o Ginásio 1° de Maio, até o fim de 2018”, dois anos e meio na avenida Fernando Osório.

“Subindo um terceiro degrau, fomos ao Ginásio Grammy Soccer (na divisa das Três Vendas com o Areal). Encerramos 2019 com 250 alunos, do sub-5 aos 17 anos”, conta Henrique Braga.

COMPETIÇÕES – O ano de 2019 foi de torneios citadinos, de regionais, envolvendo Morro Redondo, Canguçu, Jaguarão, Rio Grande e também de campeonatos nacionais. Em julho, em Santa Catarina, as categorias sub-6, sub-7 e sub-13 jogaram a Copa Sul-Americana em Florianópolis. O sub-7 e o sub-13 foram vice-campeões, enquanto os mais jovens ficaram em 3°. Pódio em todas as turmas.

Em dezembro, houve a Copa do Brasil de Futsal, que contou ainda com uma equipe paraguaia e uma uruguaia. Participaram times de Distrito Federal, Mato Grosso, São Paulo e outros vários representantes de estados brasileiros. O BR Futsal jogou com as categorias sub-9, sub-10 e sub-13.

Nesse mesmo torneio, o BR Futsal somou dois vice-campeonatos entre 2018 e 2019, ambos com a categoria sub-13. No ano de 2018, o BR Futsal era a maior delegação de fora de Santa Catarina na Copa, com 142 pessoas em hotel.

NOVO ANO – “Pretendemos entrar no Estadual, na Liga Gaúcha. A sub-15 e a sub-11 com certeza vão jogar. Sub-9, 13 e 17 estão em análise. Vamos disputar, mas não queremos perder a essência de escolinha, com regionais e municipais que forem abertos. Queremos contemplar a todos”. Enquanto uns jogam o Estadual, outros terão a oportunidade de jogar os torneios locais.

“Queremos voltar a Florianópolis, no meio do ano, com pelo menos três ou quatro categorias e no fim do ano queremos manter com no mínimo cinco. Teremos em 2020 as categorias sub-5, 7, 9, 11, 13, 15 e 18. Queremos manter a base da sub-17 como uma sub-18″, afirmou Henrique.

AVALIAÇÕES

Os testes serão entre 28 e 31 de janeiro. A ideia é garimpar atletas para nível de competição. Os interessados podem procurar a página da BR Futsal no Facebook.

De acordo com Henrique Braga, os professores também querem organizar um torneio interno, contemplando todas as categorias. Pela dinâmica de integração e para acostumarem com o ritmo de jogo, de arbitragem, de competição.

“Temos a necessidade da cobrança de matrícula, por materiais, aluguel de ginásio, nossa manutenção de professores e taxas de campeonatos. Mas temos muitos bolsistas. Aqueles que não têm condição de arcar com a mensalidade, se tornam bolsistas. Jamais impediremos de jogarem”, alega.

Henrique finaliza convidando a comunidade pelotense e da região sul a saber mais do BR Futsal. Recomenda seguirem a página e ficarem atentos aos prazos de inscrições e eventos pela frente.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções