Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

CAPÃO DO LEÃO : Economista da Farsul fala sobre o momento financeiro

07 maio
09:51 2015

Pecuaristas e agricultores de Capão do Leão se reuniram terça-feira, na sede do Sindicato Rural, localizada no centro da cidade, para discutir com a equipe econômica da Farsul o futuro da soja e da carne bovina mediante crise brasileira.

Inicialmente, o presidente do Sindicato Rural de Capão do Leão, Clóvis Victória, saudou aos presentes, e em seguida apresentou e colocou em votação o balanço patrimonial do Sindicato Rural de 2014, sendo aprovado por unanimidade.

MESA de autoridades composta por empresários, gestores municipais e o comando da Brigada Militar

MESA de autoridades composta por empresários, gestores municipais e o comando da Brigada Militar

Representando a Farsul, o chefe da equipe econômica, Antonio da Luz, disse que neste momento nosso País passa por um ambiente econômico turbulento, causando impacto na agropecuária. É o caso do arroz que deverá ter um aumento de produção em torno de 18%, e na soja de 10%. Esses aumentos refletirão na planilha de custos dos pecuaristas e agricultores. “Caso o agricultor não tenha a certeza que investindo, terá retorno, neste ano é aconselhável colocar o pé no freio, respirar bem fundo, e negociar até os centavos com o fornecedor”, aponta da Luz.

SOJA

Em sua fala sobre a produção mundial de soja Antonio da Luz, disse que a produção vem crescendo devido ao aumento de áreas plantadas, o que deverá atingir um patamar dos 20% em relação a 2014. O maior consumidor da soja brasileira é a China, que no ano passado aumentou o seu consumo em 5%, e com previsão para este ano de 6%. O grande aumento das exportações mundiais de 2014 se deu, principalmente, pelo aumento das exportações norte americano, que juntas representam 80% da exportação mundial de soja.

 

Historicamente, o Brasil produz muito mais soja do que consome, apresentando um excedente de produção. A venda da soja brasileira para outros países atingiu um recorde para 2014, que foi possível graças á boa produção deste ano e ao cenário favorável. Estima-se que as exportações brasileiras se manterão neste patamar elevado, sem grandes alterações, mesmo com um aumento de 9% esperado para a produção. No ano passado a saca de soja fechou em torno dos R$ 59,00. Já para este ano, no mês de Janeiro, devido aos estoques maiores, a saca fechou R$ 57,00.

CARNE BOVINA

A exportação da carne bovina é a principal via de crescimento da agropecuária. O Brasil, em relação ao ano passado, aumentou suas exportações em 3,2%. Para 2015, há expectativas de crescimento, devendo chegar aos 5%. Em relação ao mercado Brasileiro, Antonio da Luz, afirma que deveremos aumentar nossa produção de carne bovina em 1%. O Brasil de 2010 a 2013 exportava em média 16%, da sua produção bovina, mas a partir do ano passado essa produção aumentou para 19%.  A cidade de Hong Kong é o nosso maior comprador. Exportar, ainda é uma necessidade para o Brasil. Para a Farsul, o Brasil vive um momento de baixo crescimento e alta inflação, fatores negativos que batem de frente no mercado interno acompanhados do alto índice de desemprego.

HOMENAGEM AOS 30 ANOS DA INSPETORIA VETERINÁRIA

Durante encontro, a Inspetoria Veterinária de Capão do Leão, que completou 30 anos de fundação no dia 5, foi homenageada pelo Sindicato Rural, pelos agricultores e pelos pecuaristas. Funcionários e ex-funcionários receberam troféus por serviços prestados ao município. Falando em nome da entidade, a médica veterinária, Lais Reis, agradeceu as homenagens, e apresentou relatório de atividades desenvolvidas em 2014 no que se refere a defesa sanitária animal, educação sanitária, e inspeção de produtos de origem animal.

Atualmente o município de Capão do Leão possui 420 propriedades rurais e os 432 criadores de animais, além de uma população de 41.528 bovinos, 2.909 equinos, 7.661 ovinos e 342 suínos.

 

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções