Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

CASE : Prefeitura vai acolher menores para estágios

CASE  : Prefeitura vai acolher menores para estágios
14 novembro
09:20 2018

A prefeita Paula Mascarenhas recebeu em audiência, no Paço Municipal, a direção da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), solicitaram que a Prefeitura de Pelotas retome a parceria para oferecer estágios aos menores infratores que cumprem pena no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), após a realização de cursos do Centro de Integração Empresa-escola (CIEE).

“Os empresários pagam pelos cursos, mas não aceitam nossos meninos nos estágios. A sociedade é quem mais fecha as portas para eles”, lamentou a chefe do setor Institucional do Case, Renata Amaro.

“Com certeza, temos toda a disposição de recebê-los. Queremos nos unir e reinserir essa gurizada na sociedade. É preciso abrir as portas e dar uma oportunidade a esses jovens, para que não sejam condenados a repetir os mesmos erros. Se fecharmos as portas todas, eles vão acabar batendo na porta da violência outra vez”, ponderou a prefeita.

 

Paula disse que a Prefeitura deve inserir esses meninos no Banco de Oportunidades, uma das estratégias do Pacto Pelotas Pelota Paz que visa criar oportunidades aos jovens mais vulneráveis à violência. Ela disse que também buscará sensibilizar os empresários que estão mais envolvidos com a causa de reinserção social, como medida para diminuir a violência a médio e longo prazos.

A ARTE NA PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA

Outro foco da Fase, explicou o diretor Israel Costa, é dar continuidade às oficinas culturais, a exemplo da parceria que já vem ocorrendo desde junho de 2017 entre o Case, a Secretaria de Cultura (Secult) e a Associação de Hip-Hop Pelotas. O projeto Oficinas FASE (acróstico de Força, Ação, Sentido, Educação), do programa Segunda Chance Jovem, do Pacto, oferece aulas para MC (mestre de cerimônias), com composição de rimas (rap), e de disc jockey (DJ), de gravação de áudio (dos raps compostos por eles mesmos) e de percussão.

“Tenho muito orgulho dessa parceria, que tem mostrado excelentes resultados e tem tudo a ver com o que a gente acredita, com a proposta de reinserção social do Pacto. Podem contar conosco sempre”, garantiu Paula.

Costa elogiou o envolvimento do secretário Giorgio Ronna com esse projeto e outras necessidades do Case. Ele conseguiu, rapidamente, por exemplo, dois horários semanais no Ginásio Municipal da Educação Professor Orocindo Azevedo “Karosso” para que a equipe de meninos do Case, que vai representar Pelotas nos Jogos Interfases, no dia 22 de novembro no Gigantinho, em Porto Alegre, possa treinar em um espaço qualificado.

PIONEIRO ESTADUAL EM INTELIGÊNCIA

Presente na audiência, o responsável pelo setor de Segurança do Case Pelotas, João Paz, externou a preocupação em melhorar a segurança na área externa do Centro — na área interna existem 58 câmeras de monitoramento. Paz disse que o Case Pelotas é o primeiro do Estado a ter um Núcleo de Inteligência, que fará um mapeamento para compreender melhor como funciona o crime faccionado em Pelotas, como os jovens são levados às diferentes facções e quais são seus vínculos, entre outras questões.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções