Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Catarina faz retrospectiva do ano e apresenta projetos e ações para 2014

03 janeiro
17:46 2014

Em entrevista à Rádio Universidade de Pelotas, nesta segunda-feira (30), o deputado Catarina Paladini (PSB) fez um balanço das atividades do mandato em 2013 e apresentou as metas e ações para 2014. Conforme o parlamentar, o mandato é coletivo, e seu trabalho busca interferir de maneira positiva na vida das pessoas, com foco nas causas coletivas e as necessidades reais dos gaúchos e gaúchas.

O deputado em entrevista a Rádio Universitária

O deputado em entrevista a Rádio Universitária

 

Ele relata que ao longo de 2013 atuou de forma dedicada em temas que dialogam com eixos importantes do mandato, como por exemplo a criação do Conselho de Juventude, lei aprovada pela Assembleia Legislativa gaúcha, mas que não havia sido implementada pelo Governo do Estado. Além disso, apresentou projetos de lei que instituem a Política Estadual Griô, que preserva a transmissão oral dos saberes e fazeres da nossa cultura; outro que obriga a identificação das repartições públicas estaduais para os deficientes visuais; a criação da Frente Parlamentar das Comunidades Terapêuticas; e aquele o qual acredita ser o mais impactante pela abrangência e pela dimensão que tem, que é o PL 252/2013, que cria a Região Metropolitana da Zona Sul.

Conforme Catarina, o projeto para a criação da Região Metropolitana da Zona Sul (RMZS) permite aos 22 municípios que compreendem a Azonasul, que atuem integrados, enfrentando seus problemas de forma unificada, mais efetiva e com resultados comuns para toda a região. “Desta maneira, coesa e com equilíbrio de forças vamos buscar um arranjo futuro que seja capaz de expandir de forma plena o desenvolvimento econômico e social da Zona Sul do Estado. Aglutinando forças e enfrentando conjuntamente os problemas de toda a nossa região visualizamos a real possibilidade de acabarmos com tantas desigualdades que padecemos, há muitos anos, sendo preteridos por vários investimentos e deixados à margem pelas administrações estaduais que se sucedem no governo”, disse.

Segundo o deputado, ainda, entre tantas lutas de 2013, destaca uma que se orgulha em ter protagonizado, que é a aprovação da lei que cria o passe livre estudantil intermunicipal. O projeto que beneficia estudantes da Região Metropolitana de Porto Alegre, da Aglomeração Urbana Nordeste, da Aglomeração Urbana do Litoral Norte e da Aglomeração Urbana Sul (posteriormente Região Metropolitana do Sul), além de estudantes de outras regiões do Estado que utilizam o transporte fretado.

Para 2014, diz que retomará propostas e discussões iniciadas em 2013, em especial no andamento das audiências públicas com os municípios da Zona Sul para aprofundar o projeto da RMZS. “Assim, de forma muito cordial, sincera e honesta, espero estar honrando a confiança dos meus eleitores, mas sobretudo, estar honrando o povo gaúcho aqui no Parlamento, na Casa do Povo. Quando mais um ano vai chegando ao seu final, quando é tempo de renovarmos esperanças e acreditarmos em um futuro melhor, reafirmo meu compromisso com a minha gente e com suas causas, buscando justiça social e desenvolvimento econômico para o Rio Grande do Sul”, afirmou.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções