Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

Chega de violência contra o idoso!

Chega de violência contra o idoso!
05 julho
13:50 2019

Segundo pesquisas divulgadas, as denúncias no Disque 100 mostram que a maior parte das agressões contra as pessoas idosas é cometida por seus familiares ou cuidadores(as) contratados(as) pela família

A população de pessoas acima dos 60 anos aumentou muito nas últimas décadas, por isso, já tornou-se comum que idosos cheguem aos 80 anos em boas condições clínicas. No entanto, para que eles vivam bastante e com conforto é necessário que sua alimentação seja correta; que ofereçam-lhes boa higiene e medicamentos nos horários corretos de acordo com o que o médico prescreveu. Além disso, é necessário que quem cuida da pessoa de mais idade seja atencioso(a) e dê muito amor e carinho, para que assim, eles jamais se sintam sozinhos ou abandonados.

A violência contra o idoso

                Segundo pesquisas divulgadas, as denúncias no Disque 100 mostram que a maior parte das agressões contra as pessoas idosas, que vão desde o abuso financeiro, negligência e até maus tratos físicos e psicológicos, é cometida por seus próprios familiares ou cuidadores(as) contratados(as) pela família.

Proteção e cuidado

                Para garantir o envelhecimento da população de forma tranquila, com dignidade, sem medo, opressão ou tristeza, é preciso trabalhar intensamente na prevenção da violência para poder assegurar uma vida saudável. Por isso, é importante que fiquemos sempre atentos ao comportamento da pessoa de mais idade, pois, se eles apresentarem qualquer inquietude, temor ou marcas de violência física, devemos procurar ajuda-la o mais rápido possível.

Além disso é importante que, no Brasil, todos conheçam a Lei nº 10.741/2003, o Estatuto do Idoso, regulado e assegurado para pessoas maiores de 60 anos. Seu Artigo 3º afirma que:

É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Com o passar do tempo, as leis foram se aprimorando ainda mais para que o zelo pelo idoso seja cumprido e respeitado. Por isso, se um de nós obter conhecimento de casos de abuso financeiro ou qualquer outro tipo de violência contra o idoso, não podemos hesitar em denunciar, pois os culpados de casos como esses não podem sair impunes. Logo, para que ondas de violências contra idosos parem, disquemos 100!

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções