Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

CHEGOU A HORA : Passo inicial para o hexa

CHEGOU A HORA : Passo inicial para o hexa
12 junho
09:34 2014

Brasil abre a sua Copa do Mundo, enfrentando a Croácia, na Arena do Corinthians, em São Paulo

Chegou o dia da abertura da 20ª edição da Copa do Mundo. E também da estreia do Brasil na principal competição do futebol mundial. Como disse o técnico Luiz Felipe Scolari na entrevista coletiva desta quarta-feira: “Chegou a hora. Vamos todos juntos. É o nosso mundial”. O primeiro passo na caminhada em busca do hexacampeonato é diante da Croácia, às 17h, no Itaquerão – Arena do Corinthians -, em São Paulo.

A partida de estreia é mais tensa em função da espera ansiosa. O resultado serve de indicativo de ambiente para os jogos seguintes. A vitória diante dos croatas faz com que os brasileiros entrem definitivamente no clima da Copa. Mas um tropeço ou uma má atuação vai inevitavelmente gerar insegurança. O Brasil está no Grupo A, que tem ainda México e Camarões, que se enfrentam na sexta-feira em Natal.

Neymar é a referência técnica da Seleção Brasileira, que joga em casa para tentar ganhar o sexto título Foto: Jefferson Bernardes/Vipcomm

Neymar é a referência técnica da Seleção Brasileira, que joga em casa para tentar ganhar o sexto título
Foto: Jefferson Bernardes/Vipcomm

A Seleção Brasileira é a única que esteve em presente em todas as edições do torneio. Já levantou a taça cinco vezes: 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Ninguém venceu mais do que o Brasil. O histórico ressalta o favoritismo do time de Luiz Felipe Scolari. O fato de jogar em casa representa uma vantagem, mas, por outro lado, aumenta a pressão e a responsabilidade. É a chance de o futebol brasileiro enterrar de vez o fantasma de 1950, quando perdeu a final para o Uruguai no Maracanã, causando a maior frustração de uma torcida na história do futebol.

O técnico Luiz Felipe vai colocar em campo a formação que, em 29 de junho do ano passado, levantou a taça de campeão da Copa das Confederações, no Maracanã. A preparação nesta reta final para o Mundial, que começou no dia 26 de maio, transcorreu de uma maneira muito tranquila. Tanto que Felipão nem cogitou em alterar a escalação titular. Agora é provar na prática que quem manda é o dono da casa.

Croata diz que não perde o sono

O técnico da Croácia Niko Kovac disse em entrevista coletiva nesta quarta que sabe o que esperar de Neymar, principal destaque da equipe brasileira. Ele revelou também que não teve insônia por causa do confronto com o Brasil. “Eu não estou perdendo o sonho. Tive seis meses para estudar a equipe do Brasil. Nós sabemos o que esperar de Neymar, que é um jogador de classe mundial. Mas o Brasil não é só Neymar”, afirmou.

Novak diz que a estratégia de sua equipe é manter a posse de bola. “Se temos a posse de bola, o oponente não pode marcar gol. Sabemos que o Brasil não gosta de correr atrás da bola”, apontou.

Brasil e Croácia se enfrentaram uma vez em jogo de Copa do Mundo. Foi em 2006, na Alemanha, e o time brasileiro venceu por 1 a 0 – gol de Kaká, aos 44 minutos do primeiro tempo.

Ficha Técnica

BRASIL

Júlio César

Daniel Alves

Thiago Silva

David Luiz

Marcelo

Luiz Gustavo

Paulinho

Oscar

Hulk

Neymar

Fred

Técnico:  Luiz Felipe Scolari

 

CROÁCIA

Arena do Corinthians (Itaquerão), em São Paulo será o palco

Arena do Corinthians (Itaquerão), em São Paulo será o palco

Pletikosa

Vrsaljko

Lovren

Corluka

Srna

Rakitic

Modric

Kovacic

Perisic

Olic

Jelavic

Técnico: Niko Kovac

Árbitro: Yuichi Nashimura; assistentes: Toshiyuchi Nagi e Toru Segara –todos do Japão.

Local: Arena do Corinthians (Itaquerão), em São Paulo. Horário: 17h.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções