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CONSULTAS EM POA : Parceria com a Embaixador leva 450 pacientes à Porto Alegre em 15 dias

CONSULTAS EM POA : Parceria com a Embaixador leva 450 pacientes à Porto Alegre em 15 dias
11 abril
09:31 2019

Iniciado há 15 dias, o transporte intermunicipal de usuários da saúde já conduziu mais de 450 pessoas para atendimento em Porto Alegre, cidade de referência do serviço. O novo sistema, adotado no fim de março, é uma parceria entre a Prefeitura e a empresa Expresso Embaixador e tem como enfoque principal o conforto dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que dependem de atendimentos especializados na capital, além da economia de recursos públicos.

Anteriormente, o translado era feito pela própria Secretaria de Saúde (SMS), através do fretamento de veículos, o que incluía pagamento de guias, diárias e passagens, num total de R$ 1.192.401,84 investidos por ano. Com o novo modelo, a Prefeitura vai economizar R$ 139.761,84 anualmente, pagando R$ 1.052.640,00 à empresa Embaixador, responsável pelo transporte de aproximadamente 2,4 mil passageiros por mês, ou 28,8 mil pessoas ao ano.

O preço pago pela tarifa contratada é de R$ 36,55 por usuário, quase metade da passagem mínima cobrada pela empresa no trecho Pelotas/Porto Alegre: R$ 72,30. A contratação vale por 12 meses, podendo ser estendida para mais 60.

Segundo a chefe do departamento de Transportes e Cartões da SMS, Ana Carolina Barão, o novo sistema está sendo bem-aceito pelos usuários. “Alguns ainda têm dúvidas, principalmente sobre os ônibus que circulam na capital, buscando os pacientes para levar à Rodoviária. Por isso, estamos sempre reforçando que eles precisam ficar atentos”.

MUDANÇAS

Antes, os pacientes saiam às 3h de Pelotas – de ponto localizado na avenida Marcílio Dias – em direção a Porto Alegre, onde realizavam tratamentos de saúde e precisavam aguardar até as 19h20min para retornar a Pelotas. Desde o dia 25 de março, eles partem às 3h do Terminal Rodoviário da cidade e voltam em qualquer viagem da Embaixador. Após o tratamento ou consulta, o paciente pode embarcar em ônibus que faz a rota pelos locais de consultas ou exames, a partir das 10h30min e até as 19h. Ele passa de hora em hora e leva os usuários de volta ao terminal rodoviário porto-alegrense, sem custos. Esse transporte é realizado pelas empresas Unesul, Planalto e Ouro e Prata.

Melhor para o aposentado Valdeci da Silva Fonseca, 54 anos, que desde outubro de 2018 utiliza o serviço para fazer tratamento no Banco de Olhos da capital gaúcha. “O transporte era bom antes, mas agora está nota dez. Podemos voltar assim que nos liberamos da consulta e isso facilita muito, pois geralmente saímos cansados ou com dor do hospital, e poder voltar pra casa em seguida é um conforto”, garante.

COMO FUNCIONA

O serviço é oferecido a pacientes do SUS regulados pela Secretaria de Saúde. Após consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, o usuário recebe a solicitação para o tratamento, que pode incluir exames e consultas. Caso o município não disponha de atendimentos para a especialidade, uma vez que muitas são referenciadas a outras cidades pelo sistema de organização do SUS, é solicitado o Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O setor atende os munícipes à rua Tiradentes, 3.320, de segunda a sexta, das 12h30min às 18h30min.

Com o cadastro feito e a disponibilidade de vagas, o paciente é direcionado à capital através do Departamento de Acolhimento ao Usuário (DAU), responsável pelo transporte intramunicipal e intermunicipal. É aí que entra a Expresso Embaixador, responsável pelas viagens para fora da cidade. Estas são sempre agendadas com bastante antecedência e mediante documentação correta. O DAU atende na Praça Rio Branco, 5, no prédio da antiga Estação Férrea. Informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3222-5996.

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