Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

COPA 2018 : CBF pede vídeo e áudio do VAR e espera posição oficial da Fifa

19 junho
08:48 2018

Após quase 24 horas de indignação e cobranças em entrevistas, a CBF enviou uma carta à Fifa cobrando explicações sobre o que classifica como não utilização do árbitro de vídeo (VAR) nos lances polêmicos do jogo do último domingo – empate por 1 a 1 com a Suíça na estreia das duas seleções na Copa do Mundo da Rússia.

No documento – divulgado em seu site -, a CBF solicita a cópia das conversas entre o árbitro no campo (mexicano Cesar Ramos), em Rostov, e os responsáveis pelo VAR, em Moscou. “Respeitosamente, a CBF solicita receber as gravações de vídeo e áudio do VAR, tudo para verificar o que realmente aconteceu”, diz o trecho da carta assinada pelo chefe de delegação da seleção na Rússia e CEO da CBF, Rogério Caboclo.

O ponto central da reclamação é que, para a CBF, não houve consulta ao árbitro de vídeo em dois lances capitais: possível falta de Zuber em Miranda no gol da Suíça e a suspeita de um pênalti em Gabriel Jesus. A cúpula da seleção entende que os lances (duvidosos) mereciam uma consulta ao VAR. A jogada do gol suíço é visto como claramente faltoso pelos brasileiros.

TREINOS – A Seleção Brasileira volta às atividades de treinos nesta terça-feira, visando o jogo de sexta-feira, às 9h (horário de Brasília), contra a Costa Rica, em São Petersburgo. É cedo para projetar mudança na equipe – e provável que nem aconteç para esse segundo jogo da Copa do Mundo. Porém, Renato Augusto entrou bem no segundo tempo da partida com a Suíça e pode, gradativamente, recuperar espaço no time titular.

Brasil segue inconformado com a falta de utilização do VAR em dois lances polêmicos do jogo de domingo Foto: Pedro Martins /MoWA Press)

Brasil segue inconformado com a falta de utilização do VAR em dois lances polêmicos do jogo de domingo
Foto: Pedro Martins /MoWA Press)

Suécia joga mais do que a Coréia do Sul e arranca com vitória Foto: Johannes EISELE / AFP)

Suécia joga mais do que a Coréia do Sul e arranca com vitória
Foto: Johannes EISELE / AFP)

Suécia vence com auxílio do VAR

Com um gol de pênalti assinalado pelo VAR, a Suécia venceu a Coreia do Sul por 1 a 0 nesta segunda-feira, em Nijni Novgorod, pelo Grupo F da Copa do Mundo. A seleção europeia foi melhor na partida, criou as principais chances de gol e precisou contar com duas penalidades claras para apenas uma delas ser assinalada. O juiz de campo, Joel Aguilar (El Salvador), havia ignorado as duas infrações.

O capitão sueco Granqvist bateu e garantiu os três pontos. Vale lembrar que os classificados dessa chave enfrentarão quem avançar do grupo do Brasil. No outro jogo, o México venceu a Alemanha por 1 a 0 no domingo. A Suécia agora volta a campo no próximo sábado, às 15h (horário de Brasília), quando enfrentará os alemães, em Sochi. A Coreia do Sul, no mesmo dia, às 12h, encara o México.

O duelo desta segunda-feira começou, na verdade, há algumas semanas. As seleções travaram uma verdadeira guerra nos bastidores. A delegação sueca chegou a enviar um espião para os treinos secretos dos sul-coreanos. Mas o agente europeu, que alugou uma casa próxima ao centro de treinamento, foi descoberto.

Do outro lado, o técnico Shin Tae-yong revelou que trocou constantemente os números da camisa de seus jogadores no período de treinos e amistosos para confundir os analistas suecos. E justificou: “Sei que para os europeus é difícil distinguir os asiáticos, por isso que não revelamos os números”.

Lukaku dribla Penedo e marca segundo gol da Bélgica na estreia

Lukaku dribla Penedo e marca segundo gol da Bélgica na estreia

Estreia em alto estilo

A Bélgica começou a Copa do Mundo da Rússia em alto estilo, nesta segunda-feira, no Estádio Fisht, em Sochi. Com um futebol envolvente, principalmente no segundo tempo, derrotou o estreante Panamá por 3 x 0, com dois gols de Lukaku e um de Mertens. A equipe belga confirmou seu favoritismo, pois conta com pelos menos dois jogadores bem acima da média: Eden Hazard e De Bruyne. Está invicto há 19 jogos e se encontra atrás apenas da Alemanha e do Brasil no ranking da Fifa.

No primeiro tempo, os europeus dominaram as ações de ataque, mas esbarraram em boas defesas do goleiro Jaime Penedo. Porém, no início do segundo tempo, superaram os adversários com um golaço do meia Dries Mertens. A vantagem ficou maior quando o atacante Romelu Lukaku cabeceou bola cruzada por De Bruyne. O centroavante ainda fez mais um após sair cara a cara com Penedo e deslocar o goleiro rival.

Os panamenhos, estreantes em Copas, mantiveram-se acuados e pouco ameaçaram os belgas na etapa inicial. Mas, após sofrerem o primeiro golpe, mudaram de postura e passaram a tentar criar jogadas de ataque.

As duas seleções estão no Grupo G –  ao lado Inglaterra e Tunísia, que jogaram também nesta segunda, com a vitória dos ingleses por 2 a 1.

Harry Kane marca nos acréscimos e garante vitória inglesa

Harry Kane marca nos acréscimos e garante vitória inglesa

Kane salva a Inglaterra

Capitão, craque e com estrela: Harry Kane marcou duas vezes na vitória da Inglaterra sobre a Tunísia por 2 a 1, nesta segunda-feira, e evitou tropeço inglês na estreia da Copa do Mundo. O segundo gol ocorreu aos 46 minutos do segundo tempo. Após uma cobrança de escanteio, Maguire desviou e a bola sobrou, livre, para Kane dar números finais ao jogo.

Desta forma, o camisa 9 inglês salvou a Inglaterra, que divide a liderança do grupo G com a Bélgica, que venceu o Panamá por 3 a 0 no outro confronto desta chave.

Antes, o atacante colocou os ingleses na frente, aos 11 minutos, e viu Ferjani Sassi igualar cobrando pênalti, aos 35 da primeira etapa. Walker cometeu um pênalti tão infantil quanto duvidoso. Sassi fez a cobrança e Pickford saltou certo, mas não impediu o gol de empate. Foi quando começou a passear mais uma zebra pelo gramado do estádio de Volgogrado. O gol no fim espantou o “animal”.

Mas a vida do “English Team” não foi fácil. Depois de começar muito bem no primeiro tempo e ter grandes chances abrir vantagem no placar, o time diminuiu o ritmo no segundo tempo e precisou da estrela de Kane para assegurar a vitória nos minutos finais.

Na próxima rodada, os a Inglaterra encara o Panamá, em Nijni Novgorod, dia 24 de junho. Um dia antes, a Bélgica enfrenta a Tunísia em Moscou.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções