Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Desconto na conta do Sanep: Roger Ney apresenta anteprojeto “Natureza Viva”

30 dezembro
14:16 2013

A comunidade pelotense poderá gozar de desconto no pagamento das contas mensais do Sanep, a partir da aprovação de proposta do líder da Bancada do Partido Progressista, vereador Roger Ney. Anteprojeto de Lei, que institui o projeto “Natureza Viva”, já foi protocolado na Câmara.

Roger Ney explica que está enviando ao Sanep proposta de que seja criada uma lei, com a participação aberta à comunidade. Quem juntar material reciclável (vidro, papel, plástico, alumínio, ferro e outros) pode trocá-lo em postos de coleta, a serem instituídos pela Autarquia, trocando por bônus com pontuação correspondente aos quilos de material entregue. Esses bônus permitirão o abatimento no valor da conta de água.

O vereador elaborou o anteprojeto após certificar-se de que há necessidade de estimular a comunidade a fazer o descarte adequado de todos os materiais. “O estímulo de trocar material reciclável por redução do valor das contas pode ser o meio que faltava para que a população habitue-se a dar destino certo ao que considera inaproveitável,” comenta.

O projeto “Natureza Viva” prevê que os pontos de arrecadação do material, administrados pelo Sanep, serão informatizados e devem conter o cadastro individualizado. Terão balanças eletrônicas e cada participante do programa terá um código. O peso será convertido em pontos, de acordo com a natureza do material, que serão convertidos em abatimento.

Segundo Roger Ney, o participante não precisa ser o titular de uma conta junto ao Sanep. Ele pode, no momento do cadastro, informar um imóvel para o qual deseje o benefício, mediante a troca. Os pontos acumulados serão utilizados para pagamento de consumo de água e os que ultrapassarem o valor do mês poderão ser acumulados para os meses a seguir.

O Sanep encaminhará o material arrecadado para as cooperativas de reciclagem. Após tramitar na Câmara, o anteprojeto vai para o Sanep e retorna ao Legislativo em forma de projeto de lei para votação.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções