Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Desenvolvimento Regional é pauta de encontro na Reitoria

Desenvolvimento Regional é pauta de encontro na Reitoria
03 dezembro
14:46 2013

A UFPel recebeu nesta terça-feira(3) a visita de uma comitiva de representantes do Governo do Estado, Fiergs e Petrobras, ciceroneada pelo secretário de Desenvolvimento do município de Pelotas, Fernando Estima. O grupo prestigia palestra sobre Desenvolvimento Industrial e o cronograma de atividades de exploração da Bacia Pelotas, a ser proferida na Charqueada Pelotas pelo executivo da Petrobras Irani Carlos Varella, por ocasião de evento do Arranjo Produtivo Local.

Entre as autoridades presentes ao encontro com a Administração Superior da UFPel, destaca-se, além de Varella, as presenças do diretor do Comitê de Competitividade em Petróleo e Gás da Fiergs, Marcus Coester, e do vice-presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Aloísio Nóbrega.

Na oportunidade, o secretário Fernando Estima apresentou uma projeção sobre as ações voltadas ao desenvolvimento da região e destacou a importância das Universidade nesse contexto. “O pessimismo imposto pelo declínio econômico está superado”, afirmou Estima, lembrando que os indicadores de desenvolvimento do eixo sul, compreendido entre Porto Alegre e Rio Grande, estão muito acima dos parâmetros nacionais. Segundo ele, investimentos no polo naval, nas áreas de celulose e na exploração da Bacia de Pelotas projetam um cenário ainda mais alvissareiro. “Além do segmento do agronegócio, que historicamente destaca-se na economia regional, há múltiplas oportunidades em áreas como desenvolvimento de software, automação, mecânica de precisão”, observou, saudando também as novas ações voltadas à infraestrutura.

o reitor Mauro Del Pino

o reitor Mauro Del Pino

Para o reitor Mauro Del Pino, cresce a responsabilidade da UFPel no sentido de articular-se e reproduzir internamente esse debate, de forma a mostrar-se comprometida com o projeto de desenvolvimento da região. A opinião é compartilhada pelo coordenador de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Mário Canever, que acredita que é preciso aproveitar o potencial humano da instituição e criar uma plataforma de sustentação para o desenvolvimento futuro.

Del Pino destacou a vocação agrária da UFPel e o processo de transformação da Universidade com o crescimento da área de Engenharias e Humanas, e a importante atuação da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, que além do gerenciamento de águas está criando centros de capacitação e formação de mão de obra e apoiando investimentos na região.

Irani Varella , representante da Petrobras

Irani Varella , representante da Petrobras

Em sua intervenção, o representante da Petrobras, Irani Varella citou o exemplo de Macaé, no Rio de Janeiro, destacando a falta inicial de uma visão estruturante. Ele disse que é preciso conceber o desenvolvimento de uma forma articulada, através de uma dinâmica de evolução e sobre uma base sólida de conhecimentos. Lembrou a importância das relações sociais e a construção de uma relação de confiança, “mais importante do que a busca do lucro no curto prazo”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções