Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Dia de Campo apresenta agroecologia como alternativa na agricultura familiar

Dia de Campo apresenta agroecologia como alternativa na agricultura familiar
19 dezembro
14:47 2013

A Emater/RS-Ascar e a Embrapa Clima Temperado, em Pelotas/RS, realizaram nesta quarta-feira (18/12), nas dependências da Estação Experimental de Cascata (EEC), um Dia de Campo da Agroecologia, com o tema Alternativas para Diversificação da Agricultura Familiar. O evento contou com a participação de extensionistas rurais, pesquisadores, estudantes e agricultores familiares de diversos municípios do Estado. Segundo os organizadores, o público presente foi superior a 600 pessoas.

A Estação Experimental de Cascata é um local de pesquisas da Embrapa Clima Temperado, que tem como proposta desenvolver tecnologias identificadas com a agricultura familiar, onde a agroecologia se apresenta como alternativa aos sistemas de produção. A pesquisa, em conjunto com a extensão rural, apresenta na área as condições necessárias ao cultivo orgânico de diversas culturas da propriedade familiar.

Os participantes do Dia de Campo acompanharam e interagiram com os técnicos nas Estações que apresentaram os seguintes temas:
Vitrine Tecnológica: Coletor solar; carbonizador de casca de arroz, injetor de biofertilizantes; fossa séptica biodigestora; clorador.

Fruticultura: Cultivo orgânico da oliveira, goiaba, figo, mirtilo e amora preta.

Utilização de adubos verdes em sistemas de produção de base ecológica: capim sudão, feijão de porco, mucuna preta, guandu, lab-lab anual, feijão miúdo, crotalária spectabilis, milheto e sorgo forrageiro.

Cultivo da batata-doce: Apresentação de cultivares e técnicas de multiplicação de mudas.

Cultivo da mandioca e amendoim em bases ecológicas: Apresentação de materiais genéticos de amendoim e mandioca.

Sistema intensivo de cultivo de arroz – Sica: Indicado para a agricultura familiar por suas características de baixa utilização de insumos.

Técnicas de produção de batata-semente: Sistema sementeiro e sistemas hidropônicos.

Compostagem Laminar e produção de húmus de minhoca: Processos dirigidos de decomposição de resíduos orgânicos.

Quintais orgânicos de frutas: Segurança alimentar e melhoria da qualidade de vida da população.

A Estação possui uma área total de 151 ha, composta por campos experimentais e áreas de Reserva Legal e Preservação Permanente, a EEC foi pioneira na pesquisa agropecuária do Rio Grande do Sul, sendo criada em 1938 como Estação Experimental de Pelotas, com o objetivo de desenvolver ações para a independência tecnológica da Agricultura Familiar. Está localizada no km 88 da BR 392, em representativa zona colonial da região de clima temperado, nas condições ambientais da Encosta da Serra do Sudeste.

Foto: Marco Medronha

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções